Publicado em
11/01/2023
Publicação da Rede Jubileu Sul reflete sobre as dívidas sociais acumuladas e chama atenção para as reparações necessárias e urgentes
A Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) lançou, no final de 2022, o livro Brasil 200 anos de (in)dependência e dívida: o endividamento marca nossa história e perpetua desigualdades sociais, durante evento virtual. O lançamento foi seguido de uma série de encontros presenciais, com rodas de conversa em todas as regiões do país e a presença de autores/as.
Participaram do lançamento os autores Alessandra Miranda, André Lima, Ari Alberti, Rosa Marques, Rosilene Wansetto e Sandra Quintela, que é também organizadora da publicação e conselheira da Revista Casa Comum.
O livro é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil em parceria com a 6ª Semana Social Brasileira e Grito dos Excluídos e Excluídas. O formato permite que os artigos possam ser usados como instrumento de formação em momentos coletivos como rodas de conversa, seminários ou encontros, além de serem lidos de forma espontânea, individualmente. Trata-se de um conteúdo valioso para movimentos populares, organizações sociais, educadores/as populares e estudantes.
Sobre o projeto
Marcando o bicentenário da independência do Brasil, o livro aborda as dívidas sociais acumuladas e chama atenção para as reparações necessárias e urgentes. A ideia da crítica histórica e econômica está assinalada no próprio nome do livro que coloca o prefixo “in” entre parênteses — (in)dependência — indicando um processo incompleto, cheio de debilidades e incoerências em sua gênese.
“Os 13 artigos compartilhados na publicação indicam um caminho de leitura crítica a respeito da independência ainda a se realizar, especialmente para a população brasileira empobrecida, que luta por direitos fundamentais”, destaca o texto de apresentação da obra, que tem entre seus autores nomes que se identificam e se completam no esforço de propor caminhos para a construção da verdadeira independência que a população brasileiro merece e para a qual, com sensata teimosa e ativa esperança, não mede esforços em se organizar e mobilizar, a partir dos povos, dos territórios e dos espaços de resistência.
“Nada mais substancialmente profundo que completar 200 anos de independência no contexto que temos. O atual governo explicita as contradições mais profundas da construção histórica, cultural, social, política e econômica do Brasil” destaca Sandra Quintela, que é economista, educadora popular e articuladora da Rede Jubileu Sul Brasil.
Como contribuir para que o livro alcance mais pessoas?
Como forma de contribuir para que este conteúdo alcance um número maior de pessoas, a Rede Jubileu Sul Brasil disponibilizou uma chave Pix e incentiva a contribuição solidária de R$ 20,00 por exemplar, além de doações a partir de R$ 50,00 ou outros valores para que as equipes possam distribuir o livro a quem não tem como fazer uma contribuição solidária. A primeira tiragem foi de 1.000 exemplares, distribuídos em cidades de todo o Brasil.
A publicação no formato digital também está disponível na biblioteca da Rede Jubileu e das organizações parceiras.
Combate à fome, promoção das diversidades e combate a discriminações, garantia de direitos e retomada de compromissos ambientais devem ser pautas prioritárias para primeiros meses de 2023
Publicado em
13/12/2022
“Ruralômetro” aponta impacto de ações de membros da bancada ruralista
Publicado em
10/05/2022
Ativista socioambiental analisa contradições e desafios da luta social
Publicado em
08/04/2022