SOBRE

Imagem preto e branca, homem sorrindo e olhando pra cima.

Conselho Consultivo

    O Comitê Consultivo é um grupo consultivo do projeto Casa Comum formado por:

  • Apoiar no fortalecimento da linha editorial da Revista;
  • Trazer diversidade de olhares e perspectivas de diferentes atores sociais a respeito das temáticas a serem abordadas;
  • Colaborar com a construção de narrativas alinhadas à proposta da revista.

Seus membros foram indicados e convidados a ingressar no grupo pela coordenação do projeto no Sefras - Ação Social Franciscana, considerando sua representatividade e excelência de atuação em diferentes espaços, como organizações da sociedade civil, movimentos sociais, academia, redes e coalizões parceiras etc., nas agendas estratégicas e fundamentais de garantia de direitos.

Adriana Charoux

é ativista dos direitos humanos e ambientais, graduada em Relações Públicas (FAAP), estudou História (USP) e tem capacitação em avaliação de projetos e programas sociais (FIA-USP). É autora do livro A Ação Social das Empresas: quem ganha com isso? (Editora Peirópolis) e já colaborou com o Ideafix, instituto de pesquisas corporativas. Foi pesquisadora da área de alimentação saudável e consumo sustentável do Instituto Brasileir de Defesa do Consumidor (Idec) e, de 2013 a 2021, trabalhou como estrategista sênior na campanha da Amazônia, Agricultura e Alimentação no Greenpeace Brasil.

Alessandra Miranda

é secretária executiva da 6ª Semana Social Brasileira - CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), articuladora da Comissão Episcopal de Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB e fundadora e membro do Cajueiro - Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude.

Benilda Brito

é mestre em Gestão Social, Pedagoga, CEO da Múcua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar. Consultora da ONU Mulheres e Pacto Global, ativista da Rede Malala Fund e Movimento de Mulheres Negras N´Zinga/MG. É integrante do Conselho Deliberativo Instituo Ethos, do Comitê Consultivo Movimento Raça é Prioridade, do Pacto Global, e conselheira do Ibase.

Cris Faustino

é assistente social e ativista do movimento de mulheres negras e ambientalistas. É coordenadora institucional do Instituto Terramar (CE), integrante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental e da Plataforma DHesca. Atualmente, é presidenta da Justiça Global (RJ).

Darlei Zanon

é jornalista, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE. Tem ampla experiência no campo editorial, desenvolvendo atividades no Brasil, em Portugal e na Itália. Religioso paulino, autor de diversos livros, atualmente é o diretor da PAULUS Editora.

Eleilson Leite

é coordenador da Área Cultura da Ação Educativa, instituição em que concebeu e lidera projetos como a Agenda Cultural da Periferia, o Ponto de Cultura Periferia no Centro e o Encontro Estéticas das Periferias. É graduado em história pela USP, mestre em Estudos Culturais pela mesma instituição e colunista do site Outras Palavras, onde escreve sobre literatura periférica.

Gabriela Consolaro Nabozny

é advogada, especializada em Direito Penal e Processual Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional, e mestre em Direito Internacional e Sustentabilidade (UFSC), na linha de Direito Ecológico e Direitos Humanos. Atualmente é coordenadora de campanhas no Movimento Laudato Si' e integrante da Ordem Franciscana Secular, compõe a coordenação nacional da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC) e o movimento global Economy of Francesco (EoF).

Ismar de Oliveira Soares

é jornalista e professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (ABPEducom). Referência em educomunicação no Brasil, já promoveu eventos importantes sobre o tema no país e colaborou com a realização da quinta edição do Global MIL Week, da UNESCO, e recebeu diversos prêmios por sua atuação com a disseminação de práticas educomunicativas.É membro do Conselho Científico da revista Comunicar e responsável pela revista Comunicação & Educação.

Mario Campagnani

é jornalista e atua como comunicador popular há mais de uma década. Com passagem por jornais impressos, trabalhando como repórter de cotidiano e economia, tem vasta experiência no campo dos direitos humanos e da luta socioambiental. Integrou as organizações Justiça Global, Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale, a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e das Olimpíadas, entre outras. Atualmente, integra o coletivo Escola de Ativismo.

Moema Miranda

é professora na Ordem Francisca Secular. Formada em Antropologia (UFRJ) e doutoranda em Filosofia (PUCRJ), é assessora na Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), pela qual foi auditoras do Sínodo da Amazônia, e da Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração (CEEM), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Integra a coordenação da Rede Igrejas e Mineração e a coordenação nacional do Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia (SINFRAJUPE).

Sandra Quintela

é internacionalista e militante por uma economia desde os povos e territórios. Educadora popular, é formada em Economia (UFAL) e mestra em Engenharia de Produção (UFRJ) e em Políticas de Desenvolvimento (Universidade de Bremen). Integrou a coordenação da 6ª edição da Semana Social Brasileira (SSB), evento que articula as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas do país, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atualmente, integra a coordenação da Rede Jubileu Sul e o coletivo de gestão do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS).

Tatiana Scalco

é jornalista (UEPB), especialista em Gestão Estratégica Pública (Unicamp), mestre em Política Científica e Tecnológica (Unicamp) e doutoranda em Difusão do Conhecimento (UFBA). Tem vasta experiência em comunicação, direitos humanos, comunicação, ação comunitária, redes e educação ambiental, com ênfase em implementação de políticas públicas. Participa e colabora de organizações como os Coletivos de Comunicação Compartilhada do Fórum Social Mundial, da Conferência Popular por Democracia, Direitos, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Coletivo Jornalistas Livres e o Observatório Popular da Cultura Alimentar da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais. Atualmente, atua como editora para Justiça Ambiental e colunas na Iniciativa da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada e é diretora geral do Instituto Hori Educação e Cultura.

Comitê Editorial

    O Comitê Editorial é um grupo consultivo do projeto Casa Comum formado por:

Fábio José Garcia Paes

é ativista de direitos humanos, doutorando em Sociologia da Infância (UMinho), com formação também em Filosofia e Teologia e expertise em políticas públicas e advocacy. Atualmente é responsável pela estratégia de advocacy e de produção de conhecimento do Sefras.

Frei José Francisco de Cássia dos Santos

é mineiro de Cachoeira de Minas, ordenado padre e frade franciscano solene, é formado em filosofia e teologia pelo Instituto Teológico Franciscano. Há 13 treze anos atua no Sefras, onde hoje ocupa a posição de diretor-presidente. É, também, membro da diretoria executiva do Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia - SINFRAJUPE.

Frei Vagner Sassi

é licenciado em Filosofia (USF) e Pedagogia (UTP) e mestre e doutor em Filosofia (PUC). Tem vasta experiência em magistério e pesquisa científica, especialmente nas áreas de fenomenologia, filosofia política e ética e atua principalmente em temas voltados ao pensamento contemporâneo, responsabilidade social e políticas públicas. Atuou como professor no Grupo Educacional Bom Jesus, no Centro Universitário de Curitiba e na Faculdade de Filosofia São Boaventura. Hoje, atua no Sefras como Diretor Vice-Presidente.

Frei Marx Rodrigues dos Reis

é graduado em Filosofia pela (FAE) e em Teologia (Instituto Teológico Franciscano). Atualmente, coordena a Frente de Solidariedade para com os Empobrecidos e é animador do serviço Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), ambos da Província da Imaculada Conceição do Brasil. É o atual diretor-secretário e responsável pela articulação política e eclesial do Sefras.

Rodrigo Zavala

é jornalista, comunicador social e crítico de cinema, com mais de 20 anos de experiência na gestão de organizações sociais, nacionais e internacionais, tem como foco as áreas de comunicação, captação de recursos e planejamento. Especializado em investimento social privado e gestão de projetos, hoje, é gestor de planejamento no Sefras.

Rosangela Helena Pezoti

é graduada em Serviço Social (USF) e mestre e doutora na mesma área (PUCSP) e tem ampla atuação na proteção de direitos de crianças e adolescentes atuando com temas relacionados à Política de Assistência Social, população em situação de rua e pessoas com deficiência. Atualmente é professora colaboradora do Núcleo de Extensão (NEXT) da Universidade São Francisco e é supervisora responsável pelas áreas técnica e de articulação política do Sefras.

Também sobre nós

Inscreva-se


Botão do whatsapp

Entre para nossa comunidade!