SOBRE

Quem somos

Com o lema "Cuidar de si, do outro e do planeta", a Revista Casa Comum é uma iniciativa de comunicação do Sefras - Ação Social Franciscana, com coordenação editorial do Estúdio Cais - Projetos de Interesse Público, e em parceria com uma série de atores do campo socioambiental.

O projeto surge, em 2022, visando articular e convergir as ações e as agendas de incidência política de organizações, coalizões, movimentos, coletivos e redes que atuam em defesa de direitos humanos e ambientais, a partir do valor franciscano do diálogo.

A perspectiva é o fortalecimento das ações populares, produção de conteúdo crítico e disseminação de informações qualificadas referentes aos direitos humanos e ambientais, a fim de gerar conhecimento e incentivar o engajamento e a mobilização social em torno de temas urgentes do país.

A Revista é definida como um projeto multimeios por ter uma atuação diversificada e pensada para diferentes mídias: impressa, digital e audiovisual.


Nossas iniciativas

Revista impressa

A revista impressa, que tem periodicidade trimestral, ilumina os principais debates da agenda de direitos socioambientais, e conta com conteúdos em diferentes formatos: desde grandes reportagens, passando por entrevistas em profundidade com especialistas, infográficos e ensaios fotográficos.

Por meio de uma parceria com a PAULUS Social, a Revista Casa Comum tem uma tiragem de 20 mil exemplares a cada nova edição.

Trilha de Saberes

Todas as edições da revista impressa são acompanhadas por uma Trilha de Saberes.
Desenvolvido com apoio institucional da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), o material foi criado para potencializar o uso da revista em diferentes espaços.

O roteiro formativo é direcionado aos educadores e educadoras, ou seja, todos e todas que promovem atividades com grupos, coletivos, movimentos, espaços escolares etc. a fim de que possam explorar todo o conteúdo da revista em momentos de encontros, rodas de conversa e formações, incentivando a reflexão e o engajamento de cidadãos e cidadãs em iniciativas de transformação social.

Site

A revista digital tem atualização periódica com matérias sobre iniciativas do campo de defesa dos direitos socioambientais, agenda de cursos e eventos, dicas de leitura e divulgação de pesquisas, entre outros conteúdos. É possível ainda acessar e baixar o arquivo digital da revista impressa.

Rede sociais

A revista também valoriza a presença nas redes e acredita que essa é mais uma forma de disseminar conteúdos relevantes do contexto Brasil. Por isso, o projeto conta com perfis no Instagram, LinkedIn, Spotify, YouTube e uma comunidade no WhatsApp, com conteúdos em constante renovação.

Produtos audiovisuais

Os conteúdos audiovisuais também encontram espaço na revista, atenta às novas tendências de consumo de conteúdo. O projeto conta com dois produtos audiovisuais: o podcast Casa Comum, que apresenta debates em áudio com especialistas e entrevistados(as) pela Revista Casa Comum, e o Casa Comum No Ar, editoria em vídeo que destaca os principais trechos de entrevistas e eventos da revista.

Curso Mutirão

A Revista Casa Comum conta com uma estratégia de formação chamada de "Mutirão", com o objetivo de formar articuladores(as) nos territórios para a defesa dos direitos humanos e ambientais. Em 2024, foi realizado o Mutirão pela Democracia, em parceria com o Projeto Encantar a Política, com base nas reportagens da 8ª edição da Revista Casa Comum – que pautou o tema Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas – e também na Trilha de Saberes.

A segunda formação será realizada em 2024 e 2025, em parceria também com a Campanha da Fraternidade, com tema "Mutirão em Defesa da Casa Comum", com a utilização do conteúdo da 10ª edição da Revista e a Trilha de Saberes.

Política editorial

Geração de Conhecimento

Produção de conteúdos que ampliem conhecimentos a respeito das agendas estratégicas, sendo interesse para o campo acadêmico, apontando soluções e práticas.

Articulação

Espaço de convergência e articulação de causas, ações e atores estratégicos do campo (coalizões, movimentos, redes, grupos e movimentos do campo do direitos socioambientais), disseminando suas pautas, aproximando diálogos sobre as agendas e dando espaço para novas vozes.

Posicionamento e Advogacy

Conteúdo crítico e político, mas propositivo e com uma apresentação criativa, interessante, atraente, leve, moderna, que visa a sensibilização de públicos estratégicos sobre pautas urgentes.



Perfil editorial

  • Reflexões sobre desafios comuns e apresentação de boas práticas, caminhos e resultados de experiências que deram certo: como fez, por que, quais aprendizados etc.
  • As narrativas chamam a todas e todos a exercerem sua cidadania ativa, apresentando espaços possíveis de atuação, participação e engajamento em iniciativas da sociedade.
  • Toda a produção tem um olhar atento às diversidades (de gênero, raça, geográfica etc.), valorizando as diferentes vozes, perspectivas e realidades do povo brasileiro.
  • Há muitas histórias de vida, experiências e depoimentos, familiarizando e se aproximando de referências comuns.
  • A linguagem é simples e objetiva, construída na ótica dos públicos, estimulando que também sejam autores da narrativa.

Equipe

Coordenação Geral
Fábio José Garcia Paes

Ativista de direitos humanos, doutorando em Sociologia da Infância (UMinho), com formação também em Filosofia e Teologia e expertise em políticas públicas e advocacy. Atualmente é responsável pela estratégia de advocacy e de produção de conhecimento do Sefras. É coordenador da Revista Casa Comum.

Coordenação e Produção Editorial
Daniele Próspero

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É jornalista (UMESP) e especialista em Jornalismo Social (PUC) e em Educação Comunitária (Anhembi Morumbi). Há 22 anos atua em iniciativas voltadas ao interesse público, tanto na produção de conteúdo sobre a área social, como na gestão e planejamento de projetos, principalmente em temas como educação, juventude, comunicação comunitária e mobilização social. É sócia-diretora do Estúdio Cais - Projetos de Interesse Público e sócia-fundadora e diretora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). É responsável pela coordenação editorial da Revista Casa Comum.

Rodrigo Bueno

Formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina, cursou pós-graduação em Meio Ambiente e Sociedades pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (não concluída). Há mais de 10 anos também colabora com a consultoria Olhar Cidadão, referência em gestão de projetos sociais. Tem passagem por grandes agências - como TV1 e FSB Comunicações - e experiência em Londres (Reino Unido), pesquisando e escrevendo sobre projetos no campo da sustentabilidade. É sócio-diretor do Estúdio Cais - Projetos de Interesse Público.

Maria Victória Oliveira

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência em produção diária de conteúdo jornalístico para portais e mídias sociais. No Estúdio Cais, atua na coordenação da produção jornalística de canais digitais, realização de reportagens, entrevistas, planejamento e execução comunicacional e monitoramento de redes sociais. É coordenadora da produção dos canais digitais e redes sociais e repórter na Revista Casa Comum.

Elvis Marques

Jornalista graduado pela Uni Araguaia e especialista em Assessoria de Imprensa na Comunicação Digital. Há cerca de 8 anos atua em organizações do terceiro setor, pastorais e movimentos populares, assim como em diversos coletivos de comunicação no Brasil e na América Latina. Por anos acompanhou projetos de comunicação na Amazônia e no Cerrado, tendo contribuído com a elaboração e lançamento de uma campanha em defesa do Cerrado. Atua como repórter na Revista Casa Comum.

Isadora Morena

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante a graduação realizou mobilidade acadêmica para a Universidad Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina. Atuou como assessora de comunicação, repórter, redatora publicitária, gerente de comunidade em redes sociais, além de ter exercido o cargo de editora-chefe no Brasil de Fato RN. Atualmente é articuladora regional do Nordeste da Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores e produtora de conteúdo para o Estúdio Cais, onde planeja, cria e avalia ações comunicacionais. Atua como repórter na Revista Casa Comum.

Karynna Luz

Graduada em Psicologia pela Estácio de Sá de Goiás em 2020, e discente do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui experiência em cobertura e produção audiovisual para eventos artísticos e culturais. Atua na produção de conteúdos audiovisuais, redes sociais e reportagens para a Revista Casa Comum.

Roger Testa

Formado em Artes Plásticas pela UNESP, começou a trabalhar como designer, em 1996, em algumas agências, em São Paulo. Em 1999, se especializou como um designer gráfico pela Martin College, em Sidney, Austrália. De volta ao Brasil, trabalhou como diretor de arte e designer de embalagens para grandes marcas. Em 2004, criou seu próprio estúdio de design chamado ICOE Design. Em 2010, mudou-se para Londres, onde também atuou em grandes agências. Atualmente contribui com o Estúdio Cais trazendo o design como mais uma ferramenta para o desenvolvimento de projetos de interesse público. Atua como designer na Revista Casa Comum.

Marcela Weigert

Formada em Design na UTFPR, com pós-graduação em Gestão da Comunicação: Política, Educação e Cultura na ECA-USP. Desenvolve diversos trabalhos de direção de arte e ilustração. Atua como ilustradora na Revista Casa Comum.

Articulação Política e Religiosa
Marx Rodrigues dos Reis

Frade franciscano, é natural da Baixada Fluminense (RJ). É graduado em Filosofia pela FAE-Centro Universitário de Curitiba (PR), e em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ). Atualmente, é diretor-secretário do Sefras - Ação Social Franciscana, Coordenador da Frente de Solidariedade para com os Empobrecidos e Animador da Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Província da Imaculada Conceição do Brasil.

Articulação
Ruivo Lopes

Educador com ênfase na transversalidade da Cultura, Educação e Direitos Humanos. Graduado em Pedagogia. Tem experiência em Práticas Pedagógicas em Diferentes Espaços Educativos, em Educação e Direitos Humanos e em Comunicação Comunitária. É responsável pela articulação da Revista Casa Comum.

Formação
Alex Bastos

Articulador de formação. Paulistano, historiador, pedagogo e teólogo, especialista em Pastoral Escolar e em Espiritualidade Franciscana. Membro da Ordem Franciscana Secular e Presidente Regional da Conferência da Família Franciscana do estado de São Paulo. Assessor de formação da Congregação da Irmãs Franciscana de Ingolstadt, e da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. Assessor Pedagógico-Pastoral no Núcleo de Escolas Confessionais SOMOS Educação. Membro do grupo responsável pelo desenvolvimento e coordenação dos cursos Mutirão pela Democracia e Mutirão em Defesa da Casa Comum.

Também sobre nós

Inscreva-se


Botão do whatsapp

Entre para nossa comunidade!