Publicado em
13/12/2022
Combate à fome, promoção das diversidades e combate a discriminações, garantia de direitos e retomada de compromissos ambientais devem ser pautas prioritárias para primeiros meses de 2023
Estudos e pesquisas recentes apenas comprovam o que é possível ver nas ruas de grandes centros urbanos: a vida de brasileiros e brasileiras piorou. Os dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), mostram que, em 2022, mais de 33 milhões de pessoas não têm o que comer.
A fome, entretanto, é apenas um de inúmeros indicadores que atestam as profundas desigualdades da sociedade brasileira, uma das mais desiguais do mundo. Pensando na importância de um bom início do novo governo, a Oxfam Brasil criou a iniciativa 100 dias contra as desigualdades.
Trata-se de um compilado das 10 ações prioritárias para os 100 primeiros dias do novo governo federal para começar os próximos quatro anos enfrentando os desafios das desigualdades com eficiência. Confira:
1. Garantia da diversidade de gênero, raça e região na composição do primeiro e segundo escalão do governo federal;
2. Restabelecimento de uma política nacional de participação social;
3. Aprimoramento do Bolsa Família;
4. Plano de enfrentamento da fome;
5. Valorização Real do Salário-Mínimo;
6. Demarcação de terras indígenas e titulação de quilombos e territórios agroextrativistas;
7. Taxação extraordinária de super ricos;
8. Adoção de medidas de transparência e responsabilidade com o orçamento federal;
9. Enfrentamento do trabalho análogo à escravidão e precário no campo;
10. Retomada dos compromissos climáticos e das políticas ambientais.
Cada prioridade traz suas especificidades, como enfrentamento do machismo, racismo e sexismo, recriação de conselhos de participação extintos, retomar o cumprimento do direito dos povos originários à demarcação de suas terras, retomar o funcionamento do Sistema Nacional de Meio Ambiente, entre outras medidas.
FAÇA PARTE
Além de listar as prioridades e seus escopos para os 100 primeiros dias do novo governo, a Oxfam Brasil se compromete a acompanhar a evolução de cada uma delas. Para isso, entretanto, pede o apoio e mobilização da sociedade na cobrança pública.
>> Participe!
Sefras participa de audiência pública sobre a situação de carestia, insegurança alimentar e nutricional e a fome no Brasil
Publicado em
17/08/2022
Instalação de placas solares é viabilizada pelo projeto Favela 3D
Publicado em
10/05/2022
Para que essas tragédias não se repitam, é urgente uma reforma urbana
Publicado em
08/04/2022