Publicado em
05/07/2024
Novo Roteiro Formativo já está disponível para download no site da Revista Casa Comum e visa promover engajamento em prol de cidades boas de se viver para todas as pessoas.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma iniciativa da Revista Casa Comum com parceria institucional com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), a Trilha de Saberes promove debates a partir da 9ª edição da Revista, que tem o tema “Brasil continental: os dilemas das cidades diante da perspectiva do Bem Viver”.
A cada edição, a Revista Casa Comum traz à tona uma série de conteúdos que buscam ampliar a compreensão de diferentes públicos sobre as pautas de direitos fundamentais, bem como gerar e produzir conhecimento, possibilitando uma formação permanente para quem atua e para quem quer atuar nessas agendas.
Assim, a Trilha se propõe a apresentar um caminho para que todos e todas que promovem formações com grupos, coletivos, movimentos, espaços escolares etc., possam explorar todo o conteúdo da Revista em momentos de encontros, rodas de conversa e formações, incentivando a reflexão e o engajamento de cidadãos e cidadãs em iniciativas de transformação social.
Como funcionam as Trilhas de Saberes?
Cada edição da Trilha é formada por um ponto de partida, que traz o tema norte e a base conceitual, além de três encontros, que percorrem um caminho educativo que visa:
Semear cidades do cuidado: o Bem Viver
“A cidade não para, a cidade só cresce, o de cima sobe e o debaixo desce.”
A Trilha de Saberes que acompanha a 9ª edição da Revista Casa Comum tem início com os versos do pernambucano Chico Science na música “A cidade”, que fala sobre uma sociedade voltada ao desenvolvimento econômico que valoriza o acúmulo de poder, de bens, de status, construídos pela exploração do trabalho de muitas pessoas e do meio ambiente.
No primeiro momento, a Trilha propõe um processo de compreensão do tema central: “Semear Cidades do Cuidado: o Bem Viver”. Os participantes são incentivados a refletir sobre como suas interações diárias podem contribuir para a construção de cidades sustentáveis e comunitárias, promovendo uma compreensão mais profunda dessas práticas, como abordado na matéria #EmDestaque da 9ª edição da Revista Casa Comum, que pauta: “O direito ao bem viver em meio às diferenças das cidades brasileiras”.
Já no segundo encontro, a ideia é discutir a temática a partir de metodologias interativas. Os participantes são convidados, então, a realizar atividades como a análise do “Mapa das Desigualdades do Distrito Federal”, que busca promover reflexões sobre as questões enfrentadas pelas comunidades urbanas e disseminar conhecimentos sobre as desigualdades sociais que as atingem.
A terceira e última etapa da Trilha é o momento de refletir sobre os desafios enfrentados para alcançar uma mobilização e participação ativa, pensando nas próprias comunidades e cidades dos participantes. Para isso, podem ser usadas como ferramentas algumas matérias da edição da Revista, como o ‘Retrato Brasil: Viver a cidade’, ‘Na prática’ e ‘Mobilize-se’.
O foco dessa edição do Roteiro Formativo é refletir sobre práticas possíveis para a construção de cidades alinhadas ao conceito do Bem Viver, em um contexto em que o tema, muitas vezes, é visto como abstrato ou idealista.
Os participantes são convidados a realizar um diagnóstico das oportunidades de atuação comunitária em suas cidades, identificar os principais desafios enfrentados e reconhecer os movimentos populares que atuam nessas áreas.
Fique por dentro
O Roteiro Formativo – Trilha de Saberes integra a 9ª edição da Revista Casa Comum e está disponível, de forma online, no site da revista. Acesse aqui.
Em entrevista à Revista Casa Comum, representantes de diferentes territórios periféricos do Brasil comentam os desafios históricos vivenciados diariamente em locais onde, em muitos casos, ainda há ausência do poder público e como é possível melhorar essa relação.
Publicado em
27/06/2024
Garantia de direitos humanos aliada ao cuidado efetivo e estratégico com a natureza é um desafio no contexto urbano brasileiro, diante de municípios que cresceram com pouco ou sem nenhum planejamento ou diretriz social e ecológica.
Publicado em
19/06/2024
Mais do que viver melhor ou viver bem, o Bem Viver parece estar associado a uma proposta de mudança radical das formas de vida, o que passa por uma reconciliação do homem com a natureza.
Publicado em
11/06/2024