NOTÍCIAS >

Em Pauta

Publicado em

08/02/2024

Dia da Internet Segura: entenda como a conectividade vem acompanhada de desafios que impactam diretamente a segurança online

Conheça a atuação da SaferNet Brasil no combate aos crimes cibernéticos e na promoção da cidadania digital

Por Karynna Luz

Foto: SaferNet | Divulgação do Dia da Internet Segura 2024

Em um mundo cada vez mais conectado, a segurança na internet torna-se uma prioridade, especialmente para famílias e educadores(as). Celebrado em 6 de fevereiro, o Dia da Internet Segura coloca em pauta o significado de estar online com segurança, a importância da data, casos comuns de violência online e como a educação pode moldar uma cultura de boas práticas na era digital. 

Em 2023, a SaferNet Brasil, organização referência no enfrentamento aos crimes cibernéticos e na promoção dos direitos humanos na internet, recebeu 71.867 denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online, um recorde ao longo dos 18 anos de operação da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, a ferramenta de denúncias da organização. 

Os dados reafirmam a necessidade de refletir sobre as formas como as políticas de educação podem apoiar a manutenção da segurança digital.

Ao comentar sobre o aumento nas denúncias de crimes de ódio online, Bianca Orrico, psicóloga pela Universidade Salvador (UNIFACS), doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal) e representante da SaferNet Brasil, destaca o aumento global de 39,3% nas denúncias de discurso de ódio na internet, com crescimentos expressivos em xenofobia (821%), intolerância religiosa (522%) e misoginia (184%). 

Em 2024, a atenção deve ser redobrada para esse tipo de crime online, uma vez que as eleições funcionam como um catalisador para a intensificação de discursos de ódio, indicando um aumento significativo no registro de denúncias durante os anos eleitorais.

Imagem: SaferNet | Saiba mais

Violência online e o debate em salas de aula

As escolas desempenham um papel crucial na formação de crianças e adolescentes também no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e digitais. Nesse contexto, incorporar a temática da internet segura às práticas educacionais é fundamental para preparar os(as) estudantes para os desafios do mundo digital e proporcionar um espaço seguro para diálogos, estimulando o pensamento crítico e a responsabilidade digital.  

“Torna-se fundamental incluir a alfabetização digital e ensinar os adolescentes a avaliar criticamente as fontes de informação, realizar a verificação de fatos e reconhecer os sinais de desinformação. Também é importante proporcionar um treinamento em segurança digital para os educadores, capacitando esses profissionais na construção dessa cidadania digital” , aponta Bianca.

Bianca destaca a importância de reconhecer os(as) adolescentes como sujeitos ativos nas políticas que os(as) envolvem, conscientizando-os(as) sobre seus direitos digitais. 

A psicóloga faz parte da equipe do canal de ajuda e da área de educação da SaferNet Brasil e, ao comentar sobre as estratégias para combater os crimes de ódio online e a disseminação de desinformação, ressalta que é importante sensibilizar os(as) jovens sobre o processo de identificação de informações falsas, promovendo um ambiente online ético e seguro. 

O fenômeno dos crimes de ódio online e desinformação apenas reforça a importância das ações da SaferNet no sentido de intensificar projetos, como a disciplina de cidadania digital, para a conscientização nas escolas, focando na educação digital e direitos humanos”, comenta.

Projetos como a Disciplina eletiva de cidadania digital, provam que é possível construir uma base sólida para que crianças e jovens possam navegar no mundo digital com discernimento, ética e segurança, já que houve melhoria significativa na conscientização de educadores e estudantes das escolas que participaram dos programas de conscientização: 92% dos estudantes afirmam que a disciplina dialoga mais com sua realidade do que as outras. 

A disciplina, que oferece caderno de aulas e suporte gratuito para professores e estudantes de todo o país, é uma iniciativa da SaferNet Brasil em parceria com o Governo do Reino Unido.

A proposta é apoiar professores(as), escolas e secretarias de educação com a implementação de um currículo que cumpra com as diretrizes sobre cultura digital da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco no preparo para o uso seguro, ético e responsável das tecnologias.

“Unidos para uma Internet mais positiva”

O Dia da Internet Segura é uma iniciativa global que busca conscientizar e unir esforços para promover o uso seguro, ético e responsável das tecnologias de informação e comunicação (TICs). O marco destaca a necessidade de proteger usuários de todas as idades contra os perigos online e promover a cidadania digital. 

A celebração da data, em sua 21ª edição global e 16ª no Brasil, promovida pela SaferNet Brasil em colaboração com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apresenta discussões sobre a proteção à infância em meio ao crescimento da Inteligência Artificial Generativa, o uso excessivo de telas, a integridade da informação e o enfrentamento à violência sexual online contra crianças e adolescentes.  

Com o tema  “Unidos para uma Internet mais positiva”, as organizações promoveram um encontro em São Paulo nos dias 6 e 7 de fevereiro, que contou com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros para compor a programação, que teve transmissão online.

Acompanhe as redes sociais da SaferNet e fique por dentro das informações sobre o Dia da Internet Segura 2024.

Outros conteúdos:

Ciência, cidadania e educação para combater desinformação e negacionismo

É preciso educação científica para todos, mais investimento em pesquisas e acesso a universidades

Publicado em

07/03/2023

Cuidados digitais: segurança e proteção de dados na internet

Saiba como se proteger na internet na nova página a Escola da Ativismo sobre segurança digital

Publicado em

11/01/2023

10 anos do Estatuto da Juventude: o que pensam os jovens sobre a lei?

Redação da Sede do Cidadania Viva bolsistas elaborando materiais educomunicativos. Foto: Programa Cidadania Viva O […]

Publicado em

04/08/2023

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!