NOTÍCIAS >

Assista

Publicado em

21/03/2024

Educomunidade: “A junção entre educação e comunicação mudou completamente a minha vida” 

De sentimento de pertencimento até aprendizado de novas habilidades, Ayla Julia Santos conta como a participação em projeto de educomunicação a salvou da evasão escolar e abriu novas portas para sua trajetória estudantil e profissional.

Getting your Trinity Audio player ready...

Já imaginou que uma aula extra pode mudar completamente os rumos da vida de um estudante? Foi o que aconteceu com Ayla Julia Santos, formada no curso técnico de desenvolvimento de sistemas, que nos conta sua história e vivência com a educomunicação no primeiro episódio da nova série Educomunidade, uma iniciativa da Revista Casa Comum em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).  

Julia conta que, apesar de sempre ter sido uma aluna exemplar, com boas notas e participação nas aulas, a dinâmica hierarquizada de sala de aula deixou de ser o suficiente para ela. Diante da desmotivação, parou de frequentar as aulas e chegou perto da evasão escolar. 

Foi então que um de seus professores sugeriu que a estudante passasse a integrar um dos projetos extracurriculares que a escola oferecia. Mal sabia Julia que a entrada no Imprensa Jovem traria novas oportunidades. 

“No Imprensa Jovem, foi o primeiro momento que ouvi a palavra educomunicação e que vi um projeto na escola que colocava o estudante como protagonista, e aquilo me encantou de uma maneira muito especial”, relembra.

“Passou um dia, uma semana, um mês e fui completamente transformada pelo Imprensa Jovem e pela educomunicação.” 

A participação na proposta extracurricular fez com que Julia aumentasse não só sua participação e engajamento em sala de aula, mas que se tornasse em uma agente transformadora de seu território, observando problemas do entorno e buscando soluções, e enxergando a comunicação como uma forma de democratizar as informações e o acesso à educação de qualidade. 

Além disso, conta que também se sentiu mais pertencente ao espaço escolar. “Aprendi que todo estudante tem voz. O que falta realmente são espaços nos quais possamos emitir a nossa voz, divulgar as nossas ideias e dar a nossa perspectiva acerca de vários assuntos.” 

Confira a seguir um depoimento de Julia sobre sua experiência com a educomunicação. 

“De que maneira a Educomunicação pode transformar a vida de um estudante?

Reconheço a importância da Educomunicação em toda a minha trajetória. Meu primeiro contato com o termo foi em 2019, no 8° ano do Ensino Fundamental. Sempre fui muito estudiosa, mas naquele ano passei a me incomodar com a monotonia do ambiente escolar tradicional. Não encontrava espaço para me expressar e, me sentindo cada vez mais retraída, passei por um episódio de quase evasão dos estudos. 

Foi por recomendação de um professor que descobri o Imprensa Jovem. Fiquei encantada, foi a primeira vez que escutei a palavra “Educomunicação” e conheci um projeto que entendia o estudante como protagonista e agente de transformação do próprio território. 

A Educomunicação mudou minha vida de inúmeras maneiras mas, sem dúvidas, a mais especial delas foi me fazer sentir novamente pertencente à escola e à todas as atividades que permitam que aluno da rede pública ecoe a própria voz.” 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Revista Casa Comum (@revistacasacomum)

Fique por dentro da série 

Criada no formato de vídeos que serão compartilhados conjuntamente nos perfis do Instagram da Revista Casa Comum e da ABPEducom, a nova série pretende ampliar as vozes juvenis em torno do que significa fazer parte de uma educomunidade, ou seja, de um potencial movimento que possibilita diálogos em busca de um mundo mais justo e melhor para todos, todas e todes. Afinal, educomunicar é fazer parte de uma jornada coletiva pelo bem comum.

Ao longo do ano, serão quatro depoimentos de pessoas com diferentes trajetórias e experiências na educomunicação, a fim de dividir com o público sobre o impacto dessa prática de intervenção social na formação cidadã e como ela incentiva o protagonismo, a liberdade de expressão e a promoção de direitos socioambientais.

Clique no banner e confira todos os episódios na página do Especial Educomunidade

Outros conteúdos:

“Educomunidades” e suas múltiplas possibilidades 

Série especial em parceria com a ABPEducom coloca a educomunicação e suas possibilidades em pauta.

Publicado em

20/03/2024

Inscreva-se


Botão do whatsapp

Entre para nossa comunidade!