NOTÍCIAS >

Em Pauta

Publicado em

04/07/2025

Em fase de consulta aberta, nova versão do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente recebe contribuições de forma online

A reconstrução do Plano tem como objetivo fortalecer a participação das juventudes na construção de soluções para os desafios ambientais e climáticos do país, com justiça social, respeito à diversidade e valorização dos territórios.

Getting your Trinity Audio player ready...

Além do aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado no dia 13, o mês de julho também conta com outra data que diz respeito às juventudes: o Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, marcado pelo dia 15. E uma das muitas ações que os(as) jovens brasileiros(as) realizam é debater, pensar e endereçar a agenda climática, movimento que é incentivado por órgãos públicos. 

O que é o PNJMA? 

O Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (PNJMA), uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), foi elaborado, pela primeira vez, em 2015, com o objetivo de articular ações, políticas públicas e estratégias que coloquem as juventudes como protagonistas na luta socioambiental e climática no Brasil, além de promover e integrar as políticas públicas ambientais que efetivem os direitos da juventude à sustentabilidade e ao meio ambiente, garantidos no Estatuto da Juventude.

Fique por dentro 

Entre os objetivos previstos na versão de 2015 do PNJMA está:

> ampliar e qualificar a participação dos jovens na redução de emissões de gases de efeito estufa, na gestão de resíduos sólidos, na gestão de recursos hídricos, na adaptação à mudança do clima e nas negociações internacionais sobre o tema; 

> valorizar e preservar saberes e conhecimentos dos povos e comunidades tradicionais entre os jovens, para que participem dos processos decisórios sobre o aproveitamento das oportunidades relacionadas ao uso dos conhecimentos tradicionais e do patrimônio genético de seus territórios; 

> incentivar e promover estudos, pesquisas e extensão nos institutos federais e universidades, sobre juventude e meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, entre outros. 

Acesse o Plano e saiba mais. 

Entretanto, depois de 10 anos desse que foi “um importante marco na política nacional ao evidenciar o compromisso com a participação de jovens nas políticas públicas de meio ambiente, em especial no controle social da gestão ambiental em consonância com o Estatuto da Juventude”, como traz o MMA, o PNJMA “carece agora de um novo olhar que englobe e atenda às necessidades e perspectivas das juventudes contemporâneas, dado o cenário político atual e das emergentes demandas socioambientais que se destacam no cotidiano e nos desafios das populações e comunidades.” 

Atualizando o Plano 

O processo de atualização do Plano foi colocado em prática em 2024, com o princípio de ser uma reconstrução coletiva, feita com e para os jovens.  

Entre diversas outras ações, como a realização da primeira edição do Seminário Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática ao longo de 2024 – organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima com o objetivo principal de conectar juventudes de todos os biomas brasileiros para uma atuação diversificada, a fim de fortalecer grupos de jovens na luta pela justiça climática e enfrentamento das questões socioambientais globais – está uma consulta ampliada, que está aberta à contribuições. 

Assim como em 2015, a versão atualizada do Plano tem como objetivo, enquanto instrumento de política pública, fortalecer a participação das juventudes na construção de soluções para os desafios ambientais e climáticos do país, com justiça social, respeito à diversidade e valorização dos territórios. 

Para que isso seja possível, a consulta convida a participação de jovens de 16 a 35 anos de todas as partes e regiões do país: das cidades, florestas, rios, quilombos, aldeias, escolas, universidades, periferias, campos e comunidades tradicionais. A chamada reforça que “Sua voz é fundamental para que o plano reflita as realidades, sonhos e propostas das juventudes brasileiras.” 

Como participar 

Para participar da consulta ampliada, basta preencher o formulário disponível neste link

Além de questões básicas como idade, cidade e estado de residência e raça/cor, a ferramenta traz questões como: 

> Quais objetivos devem direcionar nossas políticas de juventudes e meio ambiente?; 

> Quais são os problemas e desafios mais urgentes enfrentados pelas juventudes no seu território relacionados ao meio ambiente, clima e modos de vida?; 

> Que tipo de educação ambiental faz sentido para sua realidade? Como ela pode fortalecer a atuação das juventudes nas lutas climáticas e territoriais?;  

> Como garantir que as juventudes participem das decisões sobre clima, meio ambiente e território de forma real, respeitosa e com poder de voz?  

O Ministério convida, ainda, para que pessoas que conheçam grupos de jovens com dificuldade de acesso digital colete as respostas de forma presencial e envie. Os contatos da equipe responsável são:  juventudes@mma.gov.br ou (061) 2028-1207. 

Outros conteúdos:

O potencial das juventudes: direitos, cuidado e ação 

Realizada em parceria com o Nós, mulheres da periferia, série especial celebra os 10 anos do Estatuto da Juventude e chama jovens para a ação.

Publicado em

07/08/2023

O protagonismo e o engajamento das juventudes para transformar seus territórios

Conheça iniciativas de jovens desenvolvidas pelo Brasil para o bem comum de suas comunidades.

Publicado em

24/06/2024

A força das juventudes na luta pelo clima: protagonismo e participação em tempos de crise ambiental

Jovens se mobilizam para fortalecer a democracia ambiental, criar redes de engajamento e garantir participação cidadã nos processos de decisão sobre o clima.

Publicado em

09/12/2024

Inscreva-se


Botão do whatsapp

Entre para nossa comunidade!