NOTÍCIAS >

Agenda

Publicado em

10/06/2024

Em sua 9ª edição, Revista Casa Comum reforça compromisso com a garantia de direitos e pauta o Bem Viver nas cidades 

Novo volume ouviu diferentes especialistas sobre os desafios em garantir boas condições de vida para todos diante da enorme diversidade dos municípios brasileiros.

Getting your Trinity Audio player ready...

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um dos maiores países do mundo, com mais de 8 milhões de km². A área do território nacional é tão grande que, por vezes, fica difícil mensurar seu tamanho. Para colocar em perspectiva, o Reino Unido (243,6 km²) tem uma área ligeiramente menor do que o estado de São Paulo (248,2 km²), e o mesmo acontece com a França (551,6 km²), que ‘cabe’ no estado da Bahia (567,2 km²). 

São países inteiros que se encaixam em unidades da federação brasileira. Tamanha extensão pressupõe que cada região, estado, município e até mesmo regiões dentro da mesma cidade enfrentam diferentes desafios e têm demandas igualmente distintas. É nesse contexto que surge a dificuldade de debater sobre a garantia de direitos para todos e todas nas cidades. 

Por isso, o debate é tão fundamental, sobretudo considerando que 2024 é ano de eleições municipais, quando cerca de 156 milhões de eleitores em 5.570 cidades brasileiras irão às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores. É essencial, portanto, que os candidatos e candidatas tenham em mente – e em seus planos de governo – os principais pontos de atenção de suas respectivas cidades e as reivindicações da população. 

Pensando em estratégias de apoiar eleitores e eleitoras a analisarem com atenção e qualidade os planos de governo de seus candidatos(as) e se aterem a questões fundamentais para a garantia de direitos humanos e socioambientais, a Revista Casa Comum lança sua 9ª edição, a segunda de 2024, com o tema “Brasil continental: Os dilemas das cidades diante da perspectiva do Bem Viver”. 

A escolha por colocar o Bem Viver em pauta não foi por acaso. O conceito vem sendo debatido por povos originários e mulheres negras, que detém outra compreensão sobre o que é, de fato, ter acesso a direitos e viver bem. 

No contexto contemporâneo, as cidades são, cada vez mais, espaços de interesses e disputas, nos quais tem prevalecido a exclusão como projeto político. Os interesses econômicos são muito mais agressivos nas cidades, no qual as pessoas são violentadas por falta de acesso às políticas básicas como transporte coletivo, moradia, saúde, educação e lazer.

Em um contexto de urgência climática e desigualdade social gritante, planejar o acesso e o direito à cidade é organizar concretamente o Bem Viver no ambiente urbano.

A presente edição reforça a importância de um planejamento urbano estruturado que considere as diferentes demandas e realidades das cidades brasileiras, bem como os direitos de crianças, idosos, pessoas com deficiência, daqueles em maior situação de vulnerabilidade social. 

A revista na íntegra será disponibilizada na aba ‘edições’ do site no dia 19 de junho e na home do site. Acesse aqui

Fique por dentro e participe  

Para aprofundar o debate e entender como a democracia está diariamente presente na vida de cada pessoa, a Revista Casa Comum promove, no dia 19 de junho, às 18h30, a segunda edição do Diálogos Casa Comum

A iniciativa foi pensada no formato de uma transmissão online, as famosas lives, no perfil do Instagram da Revista, @revistacasacomum, a fim de debater, a partir de um bate-papo, as principais temáticas e agendas trazidas pelas diferentes edições da Revista. 

Neste evento, contaremos com a participação de duas figuras que ajudaram a construir os textos e reportagens que compõem essa edição da Revista: Luciene Kaxinawá, primeira jornalista e apresentadora indígena da televisão brasileira – que assina um dos artigos da edição -, e de Rodrigo Iacovini, diretor-executivo do Instituto Pólis, entrevistado na editoria Papo Reto. 

Não deixe de participar e debater os possíveis caminhos para a garantia do Bem Viver para todos e todas.

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!