NOTÍCIAS >

Agenda

Publicado em

04/07/2024

Encontro Brasileiro de Educomunicação discute políticas públicas, participação social e cidadania 

Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), o evento acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, em Brasília, com atividades presenciais e online. A Revista Casa Comum é uma das apoiadoras da iniciativa.

Getting your Trinity Audio player ready...

Já estão abertas as inscrições para o X Encontro Brasileiro de Educomunicação, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, em Brasília. 

O evento tem como tema central a Educomunicação nas Políticas Públicas: a emergência da participação social para a cidadania, e, portanto, visa debater, conhecer e dar visibilidade a ações, projetos, iniciativas e pesquisas relacionadas ao fomento do exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Brasil a partir da Educomunicação, assim como de políticas públicas embasadas nessa prática. 

A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP); Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA/ECA/USP); Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB); Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público; Iandé Comunicação e Educação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). 

Encontro híbrido 

Um dos principais objetivos do encontro é contar com a presença e contribuição de pesquisadores, profissionais, jovens e demais participantes brasileiros que estudam ou atuam nas áreas de Comunicação/Educação. 

Entretanto, o encontro mantém a prática de dialogar com experiências, profissionais e pesquisadores da Educomunicação no exterior, especialmente na América Latina e na Península Ibérica. 

Por isso, o X Educom contará com atividades presenciais, híbridas e remotas, sendo uma cerimônia de abertura, mesas redondas, painéis (todos na modalidade híbrida, isto é, de forma presencial e com transmissão online) e oficinas. 

Os dois primeiros dias do evento – quinta e sexta-feira, 21 e 22 de novembro – contam com nove atividades previstas. Entre elas estão as sete mesas redondas, que trazem assuntos como: comunicação e mobilização social para a cidadania, Educomunicação como práxis política decolonial e decolonizadora, educação midiática, mediação tecnológica e outros. 

Também estão previstos os seis painéis, que pautam: Educomunicação, infância e sustentabilidade, além de abrir espaço para relatos de experiências nacionais e internacionais. 

Além disso, o evento também terá um espaço para que participantes possam inscrevam artigos em 10 áreas temáticas que guiam os Grupos de Trabalhos (GTs):

1. Gestão da comunicação; 
2. Educação midiática;
3. Mediação tecnológica na educação; 
4. Expressão comunicativa por meio da arte; 
5. Produção midiática para a educação; 
6. Reflexão epistemológica sobre o campo da Educomunicação e educação midiática; 
7. Assistência social e Educomunicação; 
8. Saúde e Educomunicação; 9. Educomunicação socioambiental; 
10. Educomunicação e decolonialidades. 

Revista Casa Comum no encontro 

Além das mesas redondas e painéis, o evento contará com oficinas temáticas para os participantes, que terão a oportunidade de conhecer e mergulhar na proposta das Trilhas de Saberes da Revista Casa Comum, uma das apoiadoras do X Educom. Criada a partir da parceria entre Revista Casa Comum e ABPEducom, a Trilha de Saberes acompanha cada edição da revista e se propõe a apresentar um roteiro para que educadores e educadoras, ou seja, todos e todas que promovem atividades com grupos, coletivos, movimentos, espaços escolares etc. possam explorar todo o conteúdo da Revista em momentos de encontros, rodas de conversa e formações, incentivando a reflexão e o engajamento de cidadãos e cidadãs em iniciativas de transformação social.

A oficina acontece no dia 22 de novembro, sexta-feira, das 13h50 às 15h. 

Daniele Próspero, editora da Revista Casa Comum, também marca presença no encontro ao integrar a mesa redonda VII, no sábado, dia 23, com o tema: A Educomunicação como política de ação: a urgência da participação social para a cidadania. 

O momento será reservado a apresentação e análise de experiências de práticas educomunicativas integradoras, em níveis locais, estaduais e nacionais. Uma das iniciativas apresentadas será a Revista Casa Comum. 

Preparação para o encontro 

Entre junho e outubro, meses que antecedem o X Educom, os núcleos regionais da ABPEducom ficarão responsáveis por promover uma série de debates online e transmissões ao vivo a fim de contribuir para a preparação para o Encontro, em novembro. 

Fiquem ligados(as) nas redes sociais da ABPEducom para mais informações. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ABPEducom (@abpeducom)

Inscrições abertas 

As inscrições para participar do X Encontro Brasileiro de Educomunicação já estão abertas e disponíveis neste link

São diferentes modelos e preços de ingresso. Associados(as) da ABPEducom e colaboradores(as) NCE/USP têm um investimento de R$ 25, assim como estudantes, que pagam meia. Já o público geral tem um investimento de R$ 50 por pessoa.

As inscrições podem ser realizadas neste link até dia 23 de novembro, com exceção dos(as) associados(as) da ABPEducom e colaboradores(as) NCE/USP, que, para garantir a inscrição com desconto, devem realizá-la até 20 de outubro. 

Botão do whatsapp

Entre para nossa comunidade!