NOTÍCIAS >

Em Pauta

Publicado em

15/05/2023

Frente Nacional Contra a Fome e Sede realiza evento para articular políticas públicas de combate à fome

Na última semana, a Frente Nacional Contra a Fome e Sede, articulação composta por cerca de 300 organizações, coletivos e movimentos sociais comprometidos com o combate à fome e à sede nos diversos territórios espalhados por todo o Brasil realizou, em Brasília, um evento com objetivo de tornar os Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – PPSSAN, uma política pública emergencial no combate à fome e à sede no Brasil.

A Mesa Nacional de Diálogos Contra a Fome e Sede, que abriu o evento, foi um marco histórico para a participação social: movimentos de organizações sociais apresentaram aos representantes do poder público presentes os PPSSAN

Para Fábio Paes, coordenador de advocacy do Sefras – Ação Social Franciscana e membro da Frente, o foco da mobilização é enfrentar a fome de 33 milhões de pessoas de maneira imediata por meio de uma ação massiva e de implementação de investimento nos territórios e nas iniciativas solidárias.

“A partir de um processo de escuta de movimentos sociais, que já atuam no enfrentamento à fome de formas solidárias e comunitárias, consideramos suas dificuldades e boas práticas para elaborar uma proposta popular para transformar essas ações em política pública”, afirma. 

Na ocasião, os movimentos e organizações também entregaram um documento, com diretrizes para orientar possíveis conflitos de interesse, para representantes das Secretarias de Participação Social e de Enfrentamento à Fome, ao Ministério dos Povos Originários e do Desenvolvimento Agrário e representantes de setores como saúde e cultura.

Como encaminhamentos, o governo se comprometeu com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) aberto e ampliado para qualificar a proposta dos PPSSAN e também de um GT para debater as diretrizes para conflitos de interesse, a partir de orientações práticas. As organizações e movimentos presentes se comprometem a acompanhar e monitorar esta ação de enfrentamento massiva da fome e da sede no Brasil.

Para Fábio Paes, além dos encaminhamentos práticos, um bom resultado foi que a Frente Nacional Contra a Fome e Sede saiu fortalecida do evento, “como uma grande articuladora do campo social, político e popular dos movimentos de organizações comprometidas com o debate da democracia e da alimentação no país”, ressaltou. 

Outros conteúdos:

Como intervir no cenário de 33 milhões de pessoas sem comida no Brasil

Sefras participa de audiência pública sobre a situação de carestia, insegurança alimentar e nutricional e a fome no Brasil

Publicado em

17/08/2022

Economias transformadoras: outras formas de produzir e acessar bens

Por Ana Luísa Alvarenga, Bruna Gama, Cecília Oliveira, Hannan Parnes e Maria Vitória Rocha da Pulso Público

Publicado em

29/11/2022

Iniciativas unem enfrentamento à fome e comunicação popular

A falta de alimentos volta a bater na porta dos brasileiros e brasileiras

Publicado em

17/05/2022

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!