NOTÍCIAS >

Em Pauta

Publicado em

04/07/2025

Iniciativa da ONU-Habitat Brasil, Circuito Urbano pretende debater os caminhos para cidades mais justas e sustentáveis

Com inscrições até 18 de julho, a iniciativa vai selecionar eventos pelo Brasil que abordem o tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”.

Getting your Trinity Audio player ready...

Você sabe o que é o Circuito Urbano, que está com inscrições abertas até 18 de julho? 

Criada em 2018 pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) do Brasil, a iniciativa tem como objetivo central dar visibilidade e apoio institucional para eventos organizados por diferentes atores que abordem estratégias e caminhos possíveis para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. 

A mobilização faz parte de um conjunto de ações que acontecem durante o chamado Outubro Urbano. 

Quando o assunto é vida nas cidades e áreas urbanas, o mês de outubro conta com duas datas comemorativas: a primeira segunda-feira do mês, que marca o Dia Mundial do Habitat, e o 31 de outubro, o Dia Mundial das Cidades, que, neste ano, têm, respectivamente, os temas: Resposta a crises urbanas e Cidades inteligentes centradas nas pessoas. 

O mês é, portanto, intitulado de Outubro Urbano, uma forma que a ONU-Habitat encontrou para estimular países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições a debater como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. 

A experiência está diretamente conectada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, que versa sobre a missão de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. 

Toda essa mobilização é necessária ao considerar que, até 2050, 70% da população mundial vai residir em áreas urbanas, de acordo com o Relatório Mundial das Cidades 2024, da ONU-Habitat. 

Fique por dentro

A 9ª edição da Revista Casa Comum, lançada em junho de 2024, conversa diretamente com toda a temática do Circuito e Outubro Urbano. Com a chamada “Brasil continental: os dilemas das cidades diante da perspectiva do Bem Viver”, a edição aborda as diferenças profundas e expressivas das milhares de cidades brasileiras e aponta que não existe uma única resposta aos desafios urbanos, que são diversos entre si. 

Acesse a edição na íntegra

Por dentro do Circuito Urbano 2025 

Em 2025, o Circuito Urbano chega a sua 7ª edição e tem como temática “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”. 

Os eventos inscritos no Circuito podem conversar com quatro linhas temáticas: 

1) Ação climática e meio ambiente urbano; 

2) Moradia adequada no centro do planejamento urbano;* 

3) Redução das desigualdades urbanas; 

4) Dados, inovação e cidades inteligentes.

*Fiquem ligados(as): a próxima edição da Revista Casa Comum trará a moradia ao centro do debate. Não perca!

Para participar, o evento deve acontecer entre 1º e 31 de outubro, deve ser organizado por indivíduos (pessoa física) ou instituições (pessoa jurídica) dos setores acadêmico, público, privado, organizações da sociedade civil, entidades de classe ou organizações internacionais que atuem no Brasil.  

Sobre os formatos, a ideia é promover a diversidade de iniciativas, ou seja, as ações podem ser desde oficinas, webinários, painéis de discussão, entrevistas, rodas de conversa, palestras, exibições, eventos culturais, entre outros.

Ainda, o Circuito Urbano conta com outras determinações sobre a natureza dos eventos, além da obrigatoriedade de se encaixar em uma das modalidades: eventos virtuais com transmissão ao vivo; presenciais com transmissão ao vivo; híbridos com transmissão ao vivo; presenciais sem transmissão ao vivo ou eventos gravados. 

Vale ressaltar, entretanto, que todos devem ser realizados em língua portuguesa, com tradução simultânea obrigatório no caso de participação de pessoas painelistas que falem outro idioma. 

Participe 

As inscrições para o Circuito Urbano estão abertas até 18 de julho e podem ser realizadas neste link. Todas as informações sobre a chamada de eventos estão disponíveis aqui. Eventuais dúvidas podem ser enviadas para circuito.urbano@un.org

Outros conteúdos:

O direito ao Bem Viver em meio às diferenças das cidades brasileiras

Garantia de direitos humanos aliada ao cuidado efetivo e estratégico com a natureza é um desafio no contexto urbano brasileiro, diante de municípios que cresceram com pouco ou sem nenhum planejamento ou diretriz social e ecológica.

Publicado em

19/06/2024

O protagonismo e o engajamento das juventudes para transformar seus territórios

Conheça iniciativas de jovens desenvolvidas pelo Brasil para o bem comum de suas comunidades.

Publicado em

24/06/2024

Projetos inovadores mostram o papel crucial da educação para enfrentar a crise socioambiental e formar comunidades resilientes

Experiências em diferentes contextos educacionais expressam a urgência do ensino ambiental e inspiram práticas.

Publicado em

24/10/2024

Inscreva-se


Botão do whatsapp

Entre para nossa comunidade!