Publicado em
06/06/2023
Podem se inscrever jovens, de 15 a 29 anos, que moram em São Paulo e região, para participarem do Laboratório Criativo, ação colaborativa para construção de um jogo sobre o tema.
Estão abertas, até o dia 19 de junho, as inscrições para o Laboratório Criativo do projeto Bora lá! Juventudes contra as desigualdades, que visa envolver jovens, de 15 a 29 anos, na construção de um jogo cooperativo para refletir os desafios e disseminar conhecimentos sobre as desigualdades sociais que afetam as juventudes no Brasil. Serão selecionados até 25 jovens, moradores da cidade de São Paulo e região metropolitana.
A iniciativa é do Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público, com a parceria estratégica da Fundação Tide Setubal, e o apoio de diversas organizações, como Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo (USP), Viração Educomunicação, Rede de Conhecimento Social, Em Movimento, Escola de Ativismo, Jogaderia e Programa Cidadania Viva.
O Laboratório Criativo será um final de semana de imersão, repleto de desafios, conversas e atividades animadas, com jovens de diversas localidades da cidade de São Paulo, para ajudar a construir o jogo Bora lá! Juventudes contra as desigualdades.
Durante os dois dias, os jovens participarão de dinâmicas e vivências de jogos dos mais diversos formatos; rodas de conversa com outros jovens ativistas inspiradores que são referência em diversas áreas do conhecimento; oficinas para conhecer mais sobre temas como educação, mudanças climáticas, participação social; além de desafios para concorrer a kits para Produção de Conteúdo Digital.
Os jovens serão certificados pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP e pelo Estúdio Cais, além de terem o reconhecimento de coautoria com a divulgação de perfil no site do jogo. Os participantes terão ainda transporte, almoço e lanche para as atividades presenciais, além de receberem uma mochila com materiais sobre e para as juventudes.
Inscreva-se!
Os jovens interessados em participar do Laboratório Criativo devem fazer a inscrição pelo site até o dia 19 de junho. Todas as inscrições serão analisadas pelos organizadores e os inscritos válidos serão avaliados por critérios de valorização da diversidade e ordem de inscrição.
O Laboratório será realizado nos dias 24 e 25 de junho (sábado e domingo), das 9h às 17h, em local a ser definido. Dúvidas podem ser esclarecidas por telefone: (11) 91457-5973.
Sobre o projeto:
O projeto surge em 2023 para dar visibilidade e promover reflexões sobre um marco importante para a garantia dos direitos dos(as) jovens brasileiros(as), que já somam mais de 47 milhões de pessoas: são 10 anos da criação do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852), que dispõe sobre os direitos dos(as) jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude.
A ideia é que o jogo possa ser utilizado em encontros, dinâmicas, atividades em grupo e qualquer outro tipo de ação relacional, no ambiente familiar ou escolar; em empresas ou organizações da sociedade civil; além de articulações e instâncias da esfera pública. O jogo ficará disponível no site e poderá ser acessado amplamente por todos os interessados de forma gratuita.
Salve a data e participe! É dia 15 de junho, às 19h, em São Paulo (SP)
Publicado em
29/05/2023
Entre os dias 19 e 26 de junho acontecem, no Brasil, as atividades da Semana […]
Publicado em
29/05/2023
Qualquer pessoa pode contribuir virtualmente até 26 de junho de 2023
Publicado em
19/05/2023