NOTÍCIAS >

Em Pauta

Publicado em

19/09/2022

Maior geração jovem do Brasil luta por Política de Estado

Após quase 20 anos de debates e desejo de instituição de projeto, organizações enxergam o atual momento como ‘ímpar’ para a sua consolidação

Quase um quarto da população atual brasileira, cerca de 50 milhões de pessoas, tem entre 15 a 29 anos, de acordo com o Atlas das Juventudes, intitulado o maior portal de dados sobre os jovens no Brasil. Outro dado chama a atenção: nas eleições de 2022, mais de 2 milhões de novos eleitores têm entre 16 e 18 anos, aponta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o projeto Juventudes do Agora, lançado recentemente pelo Atlas das Juventudes, esses números podem ser traduzidos em uma oportunidade extraordinária ao país, mas para isso é necessário o compromisso do Estado e da sociedade com esse grupo e suas demandas. “É possível que nunca mais tenhamos uma janela de oportunidades como esta, com tamanho potencial para o progresso econômico e desenvolvimento social”, aponta a iniciativa.

Para aproveitar esse momento, o projeto visa mobilizar e organizar os/as jovens para o fortalecimento de uma agenda comum em favor da consolidação e instituição do Plano Nacional de Juventude (PNJ), luta essa que caminha para o seu aniversário de duas décadas.

“Nossa intenção é mobilizar tanto os jovens, quanto empresas, candidatos, partidos políticos e a sociedade civil para pressionar pela garantia dos direitos dos jovens no país”, destaca Wesla Monteiro, coordenadora executiva do Juventudes do Agora.

Por que uma Política de Estado?

Para que o PNJ não seja interrompido facilmente em trocas de governo ou por outros fatores, o Atlas da Juventude defende que o projeto seja uma Política de Estado. Nela, estão os princípios fundamentais que guiam as políticas públicas, não devendo ser associada a um mandatário ou ideologia determinada, mas sim aos interesses gerais de todos os cidadãos.

Como construir um plano nacional para e com as juventudes? 

A iniciativa estabeleceu 8 passos necessários, orientados por  sete compromissos prioritários com as juventudes brasileiras para 2023:

>> Veja o  passo a passo para a construção e implementação do Plano na íntegra

>> Saiba mais sobre o Juventudes do Agora:

Outros conteúdos:

Engajamento e participação desde cedo: porque política é assunto de crianças e jovens

Dicas de vídeos, artigos, reportagens e exemplos de iniciativas que atuam com democracia

Publicado em

06/07/2022

Jovem eleitora acredita que não há como fugir da discussão política

Lívia Maria Silva vai votar pela primeira nas eleições de 2022 e enxerga potencial da juventude

Publicado em

26/08/2022

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!