Publicado em
17/09/2024
Problemas globais, efeitos locais. Entenda o impacto das mudanças climáticas e a interconexão entre os biomas brasileiros.
Por Rodrigo Bueno
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O mundo mudou. Radicalmente. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), já estamos em um cenário de colapso climático. Uma ameaça real ao bem-estar humano e à saúde do planeta. A emergência climática que vivemos está em um quadro médio de temperatura global de 1.5°C acima dos níveis pré-industriais.
No Brasil, país de dimensões continentais, as evidências são diversas – e estão conectadas. Das secas no Norte às enchentes no Sul; das queimadas no Pantanal aos deslizamentos na faixa litorânea. Eventos com impactos territoriais e, também, em outros biomas.
Mais do que os prejuízos ambientais e atmosféricos, estamos falando de vidas que são cada vez mais impactadas, especialmente as dos territórios e das populações mais vulneráveis.
Brasil conectado: eventos de um bioma afetam os demais
Tudo está interligado. A falta de umidade no Norte prejudica a formação de chuvas em outros estados. Assim como as massas de ar quente no centro do país bloqueiam a frente fria que vem do Sul, fazendo com que essa instabilidade fique na região.
Apoio técnico e leitura crítica
Para fazer valer nosso compromisso com a informação precisa e fontes confiáveis, contamos com o apoio do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, uma das maiores organizações da sociedade civil (OSCs) do Brasil dedicadas à agenda socioambiental. Nossos agradecimentos às especialistas que apoiaram esta edição: Andrea Pupo, Cibele Quirino, Neluce Soares e Paula Piccin. Para conhecer as iniciativas do IPÊ, incluindo as que operam em vários dos temas citados neste especial, acesse: ipe.org.br.
Outras referências consultadas:
• Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab): coiab.org.br
• Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: bit.ly/RCC_10_74
• Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM): ipam.org.br
• Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA): www.gov.br/inpa
• Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB: iieb.org.br
• Pesquisa Justiça Urbana, do Greenpeace Brasil, em parceria com o Ipec: bit.ly/RCC_10_72
• Programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC): bit.ly/RCC_10_73
O caminho que se apresenta é a conversão ecológica, ou seja, uma mudança radical na qual, ao invés de explorar o planeta, a Natureza e a vida até a exaustão, é necessário aprender a cuidar da Terra e uns dos outros, em uma lógica de inter-relação, cultivo e cuidado.
Publicado em
17/09/2024
Ao mesmo tempo que discussões sobre medidas de adaptação e mitigação climática, resposta a desastres e ações para auxílio e gerenciamento da crise climática se tornaram mais recorrentes no Congresso, outras matérias ameaçam o meio ambiente. Conheça.
Publicado em
17/09/2024
Estudiosos, ativistas e defensores ambientais afirmam sobre a centralidade de um pensamento ecológico para desacelerar o contexto de emergências em razão das mudanças climáticas e o colapso ambiental.
Publicado em
23/11/2023