Publicado em
24/10/2023
No quinto episódio do Podcast Casa Comum, destacamos alguns trechos da entrevista com Mateus Fernandes, que integra a 5ª edição da RCC.
No quinto episódio do Podcast Casa Comum, a RCC se aprofunda na entrevista de Mateus Fernandes, jovem preto, LGBTQIA+, periférico, favelado e umbandista, filho de Obaluaê e Iemanjá e atual secretário da juventude de Guarulhos, em São Paulo.
Atualmente, ele se dedica à criação de conteúdo para as redes sociais, abordando temas sobre impacto social, juventudes, favela, política, educação e funk.
Em entrevista à Revista Casa Comum, ele defende que apesar de a população brasileira ser de maioria preta, isso não é traduzido em representatividade em muitos espaços.
“Quando falamos de diversidade, para mim, sempre tiveram duas realidades. Nas periferias, por exemplo, poucas vezes a gente consegue ver o diferente, porque estamos num apartheid social [um regime de segregação racial] tão grande a ponto que a gente sempre compreende que aqueles ali são os nossos semelhantes, e que não é diverso”
Mateus foi um dos entrevistados da matéria Em Destaque da 5ª edição da Revista Casa Comum, que trouxe como tema: O direito de ser: brasileiros buscam viver as suas múltiplas diferenças e diversidades.
Editorial da 5ª edição da Revista Casa Comum.
Publicado em
15/06/2023
Em um país tão violento com as suas diversidades, desistir de sonhar não é alternativa para nenhum de seus cidadãos e cidadãs.
Publicado em
15/06/2023
A atividade de aniversário e debate de lançamento reuniu especialistas e representantes de movimentos sociais. Por Dayse Porto
Publicado em
19/06/2023