Publicado em
11/12/2024
No décimo primeiro episódio do Podcast Casa Comum, conheça a história de Ana Maria Farias, que integra o Em Destaque da 10ª edição e a série Crise socioambiental: um desafio de todos(as).
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Criada no período da Ditadura Militar, a Ferrovia Carajás e seus 900 quilômetros de extensão passam por 27 municípios brasileiros e afetam mais de cem comunidades pelo caminho.
Uma dessas pessoas que testemunham de perto os efeitos trazidos com a ferrovia é Ana Maria Sousa Farias, artesã e moradora do bairro Piquiá de Baixo, em Açailândia, no Maranhão.
No 11º episódio da Revista Casa Comum, Ana Maria relembra que, se antes sua comunidade vivia da agricultura familiar, os efeitos trazidos com o empreendimento – como mais indústrias na região e, consequentemente, a poluição – mudaram para sempre a vida daqueles que ali viviam.
E com todos esses impactos veio também a mobilização social. A população local passou a se organizar, pleiteando o reassentamento do bairro longe da poluição e dos efeitos nocivos para a saúde humana.
Ana Maria foi uma das moradoras que participou ativamente da luta por justiça, que demorou mais de 15 anos e culminou na construção de um novo bairro: Piquiá da Conquista, onde cerca de 300 famílias estão em processo de reassentamento. A conquista, entretanto, também traz desafios: deixar para trás o bairro onde Ana Maria viveu durante tantos anos e a separação de famílias que não vão mudar para o mesmo local.
“A gente espera já mudar para o reassentamento. Apesar de ser triste da gente sair do nosso bairro, porque aqui eu sinto que é a minha casa. Porque, como eu disse, quando eu cheguei, era bem no auge da alegria, né? Muito morador, muito animado. Aí hoje em dia é muita casa abandonada, que as pessoas mudam.”
Série Crise socioambiental: um desafio de todos(as)
O 11º episódio do Podcast Casa Comum conta a história de Ana Maria e integra a série Crise socioambiental: um desafio de todos(as) que traz a história de cinco pessoas – uma de cada região do país – ouvidas pela reportagem Em Destaque da 10ª edição da Revista Casa Comum.
Daniel, Ana Maria, Aldair, Alida e Maria Clara compartilharam de que forma a emergência climática afetou sua vida e o porquê a crise socioambiental vigente é um assunto de todos, mesmo que os efeitos sentidos por cada um(a) sejam diferentes.
A série na íntegra está disponível neste link. Acesse!
O caminho que se apresenta é a conversão ecológica, ou seja, uma mudança radical na qual, ao invés de explorar o planeta, a Natureza e a vida até a exaustão, é necessário aprender a cuidar da Terra e uns dos outros, em uma lógica de inter-relação, cultivo e cuidado.
Publicado em
17/09/2024
Série especial da Revista Casa Comum apresenta cinco histórias de vida de pessoas que, de alguma forma, foram afetadas pelos efeitos e consequências da crise socioambiental.
Publicado em
05/09/2024
Em contraposição à ideia de Economia Verde pregada pelo mercado, comunidades brasileiras se organizam em torno de projetos colaborativos e sustentáveis.
Publicado em
23/11/2023