NOTÍCIAS >

Retrato Brasil

Publicado em

17/05/2022

Povos de Resistência

Ensaio de Andressa Cruz Zumpano (@zumpanoandressa), é fotojornalista e documentarista, maranhense, atualmente reside no estado de Goiás, Brasil. Atua como jornalista no setor de comunicação da Secretaria Nacional na Comissão Pastoral da Terra (CPT). Participa e colabora com missões de investigação de povos e comunidades tradicionais em situação de conflito agrário no Brasil. Trabalhou com camponeses e comunidades tradicionais do Maranhão em colaboração com os Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão e publicou em veículos independentes como Diplomatique Brasil, Agência Pública, El País Brasil, Claudia, Brasil de Fato, Fundo Brasil de Direitos Humanos, em jornais internacionais, como National Geographic e Le Courrier e em 2021 foi bolsista no Emergency Fund for Journalists da Inside National Geographic. 

Este é um ensaio sobre a face da resistência, lutadoras e lutadores pela terra, no campo e na cidade, em defesa de seus territórios e de sua ancestralidade. Uma curta ilustração de um trabalho contínuo, que realizo desde 2016, registrando a luta das mulheres e povos tradicionais por todas as regiões do Brasil.

De corpo presente, em um dos países que mais mata indígenas, negros e mulheres, ser uma voz de luta significa honrar sua coletividade. Significa também celebrar a diversidade de territórios e corpos que aqui resistem e, mesmo diante das adversidades, seguem de pé.

Nesta sequência de imagens, momentos históricos do povo brasileiro nos últimos anos, como a Marcha das Margaridas, Acampamento Terra Livre, Manifestações por Marielle Franco, se enredam com a lida diária daqueles que estão com os pés fincados em seu território. Trazendo assim, a força das faces de resistência.

Andressa Cruz Zumpano

Outros conteúdos:

Você tem fome de quê?

Ensaio de Pedro Padin

Publicado em

24/08/2022

Revista Casa Comum: um projeto de comunicação multimeios

Produto de uma articulação de dezenas de redes, movimentos e pessoas que lutam todos os […]

Publicado em

29/06/2022

Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022

Em junho, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil lançaram a Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022.

Publicado em

19/07/2022

Deixe um comentário

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!