Publicado em
10/04/2023
Com inscrições até 5 de maio, iniciativa do Senado Federal irá selecionar 27 jovens senadores e senadoras para participar da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília
O funcionamento do Poder Legislativo pode ser um assunto nebuloso para alguns estudantes. Entretanto, a compreensão dessa importante representação da população é fundamental para que jovens possam exercer a totalidade de sua cidadania. Pensando nisso, foi criado o Programa Jovem Senador 2023, que está com inscrições abertas.
Destinada a estudantes de até 19 anos do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal e de todos os estados brasileiros, a iniciativa tem como objetivo fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania.
Para participar, os(as) jovens deverão produzir uma redação com o tema saúde mental nas escolas públicas. O texto dissertativo argumentativo deve ter entre 20 e 30 linhas, ter posicionamentos e argumentação convergentes com o tema, coesão e coerência, além de demonstrar domínio do conteúdo.
Semana de Vivência Legislativa
Depois da avaliação dos textos produzidos, serão selecionados 27 estudantes vencedores, sendo um representante por estado e do Distrito Federal. A ideia é que, com o programa, os estudantes possam conhecer mais a fundo a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro a partir do estímulo de um relacionamento permanente entre jovens cidadãos e o Senado Federal.
Esse processo de maior conhecimento será feito a partir da participação dos selecionados na Semana de Vivência Legislativa, que acontece entre 21 e 25 de agosto, em Brasília. É importante que os(as) jovens e seus educadores(as) orientadores(as) tenham disponibilidade de participar da vivência.
As despesas de deslocamento dos estados para Brasília, bem como de hospedagem, alimentação e traslados de jovens senadores(as) e orientadores(as) serão custeadas pelo Senado Federal. Antes da viagem a Brasília, os estudantes deverão preencher um formulário de intenção legislativa, com indicações de temas que podem ser discutidos nas comissões temáticas e em sessão plenária do Jovem Senador 2023.
Durante a realização da Semana, os estudantes irão eleger a Mesa Jovem Senador, com um(a) presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários(as). Em comissões temáticas, vão discutir diferentes pautas e votá-las em sessão plenária. As propostas aprovadas serão encaminhadas como sugestões legislativas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.
Participe
As inscrições vão até dia 5 de maio e podem ser realizadas a partir do envio da redação escolhida como representante de cada escola para a respectiva secretaria de educação.
Na etapa escolar, a escola deve escolher o finalista que irá representá-la na seleção estadual. Na etapa estadual, a secretaria de educação deve escolher três redações que representarão o estado. Na última etapa, o Senado Federal irá selecionar as 27 redações vencedoras. O anúncio final será feito até 15 de junho.
>> Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas no site do Programa, pelo e-mail jovemsenador@senado.leg.br ou, ainda, pelo edital da iniciativa.
Dicas de vídeos, artigos, reportagens e exemplos de iniciativas que atuam com democracia
Publicado em
06/07/2022
Iniciativas para visibilizar e denunciar violações na Amazônia, projeto de conservação de sementes e estimulo ao engajamento de jovens na política. Por Elvis Marques
Publicado em
24/08/2022
Quais são as pautas prioritárias das juventudes e periferias para serem observadas na disputa eleitoral?
Publicado em
17/08/2022