NOTÍCIAS >

Conhecimento

Publicado em

26/09/2024

Trilha de Saberes da 10ª edição pauta a coragem de escutar a Terra 

Roteiro formativo acompanha volume especial que tem como tema Somos Natureza: a necessária conversão ecológica, e traz a novidade do Jogo Rodada Ecológica.

Getting your Trinity Audio player ready...

“Precisamos mudar o paradigma: ao invés de buscar progresso e desenvolvimento, nós deveríamos buscar envolvimento, a gente tem que se envolver com o rio, a floresta, a montanha, com o corpo da Terra. Depois desse envolvimento, nós vamos produzir outros afetos, vamos ser capazes de outros sentimentos. [O conceito de Casa Comum] evoca em mim um esperançar, uma utopia, um desejo de que essa trôpega humanidade arrume uma maneira de se acalmar, sentar e ouvir uns aos outros. Só isso, nada mais.”

A frase de Ailton Krenak, ativista do movimento socioambiental, defensor dos direitos dos povos indígenas, ambientalista, filósofo, poeta, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), entrevistado no Papo Reto da 10ª edição da Revista Casa Comum, é uma das falas que inspira a introdução da Trilha de Saberes que acompanha o volume especial. 

Com o tema ‘A coragem de escutar a Terra’, outra fala emblemática de Krenak em sua entrevista exclusiva à Revista, a Trilha de Saberes – iniciativa da Revista Casa Comum com parceria institucional com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) – coloca em pauta os caminhos possíveis para que os seres humanos possam se religar à Casa Comum. 

Um deles, e o mais promissor, é a conversão ecológica, ou seja, uma mudança radical nos estilos de vida, no modelo econômico vigente – o capitalismo -, e nas formas de ser e estar no mundo, para uma postura de maior convergência e respeito para com o Planeta. 

Tudo isso porque o mundo vive hoje uma crise socioambiental complexa, que envolve fatores históricos, sociais, econômicos e políticos, e um modelo de desenvolvimento exploratório que tem contribuído para uma série de problemas ambientais, como a degradação do solo, o desmatamento, o extrativismo predatório, a poluição, a escassez de água, a perda da biodiversidade e as mudanças climáticas. 

Sobre a Trilha de Saberes 

A cada edição, a Revista Casa Comum traz à tona uma série de conteúdos que buscam ampliar a compreensão de diferentes públicos sobre as pautas de direitos fundamentais, bem como gerar e produzir conhecimento, possibilitando uma formação permanente para quem atua e para quem quer atuar nessas agendas.

Assim, a Trilha se propõe a apresentar um caminho para que todos e todas que promovem formações com grupos, coletivos, movimentos, espaços escolares etc., possam explorar todo o conteúdo da Revista em momentos de encontros, rodas de conversa e formações, incentivando a reflexão e o engajamento de cidadãos e cidadãs em iniciativas de transformação social.

Por dentro do tema 

Cada edição da Trilha é formada por um ponto de partida, que traz o tema norte e a base conceitual, além de três encontros, que percorrem um caminho educativo que visa: 1. Conhecer o tema; 2. Refletir; e 3. Agir.

Todo Roteiro Formativo conta com inúmeras dicas de materiais para fornecer as bases conceituais que irão proporcionar os debates e reflexões. 

Assim, entre os questionamentos e atividades sugeridas pela Trilha para incentivar o engajamento dos participantes, estão: 

> Qual imagem vem à cabeça quando alguém diz “catástrofe climática”?; 
> Produção artística individual – desenho, poesia, música -, que registre a conexão com a Natureza; 
> Quais são possíveis atitudes e medidas para mudar o cenário atual de crise; 
> Mão na massa: criação de coletivos e grupos para que, juntos, coloquem uma solução em prática: desde a criação de uma horta até a limpeza de uma praça; 
> Criação de conteúdos de comunicação para conscientizar outras pessoas. 

Novidade: jogando e aprendendo

Nesta edição, a Trilha traz uma novidade: o Jogo Rodada ecológica, criado exclusivamente pela Revista Casa Comum como uma forma lúdica de promover reflexões e debates sobre a crise socioambiental, percebendo a importância das ações individuais e coletivas em busca de novos rumos para a garantia da vida no planeta.

Ao todo, são 16 cartas para recortar (16 perguntas e respostas), além das instruções. As questões se relacionam e são baseadas nas temáticas abordadas ao longo das reportagens, matérias e artigos da revista. Por isso, é indicado ter revistas à disposição para aqueles que forem aplicar o jogo com seus grupos. 

Entre cartas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, os participantes devem responder se o Brasil já conta com legislações sobre os Direitos da Natureza, se eventos com impactos territoriais têm influência em outros biomas, quantos foram os casos de violência contra defensores registrados no Brasil, qual é a definição de ecoansiedade, e muitos outros desafios.  

Fique por dentro 

O Roteiro Formativo – Trilha de Saberes integra a 9ª edição da Revista Casa Comum e está disponível, de forma online, no site da revista. Acesse aqui.

Ainda, o Jogo Rodada Ecológica também está disponível para download. Confira.

Outros conteúdos:

“Temos que ter a coragem de ouvir a terra”, afirma Ailton Krenak

Em entrevista exclusiva à Revista Casa Comum, liderança indígena e imortal da Academia Brasileira de Letras defendeu que, ao contrário da busca da humanidade por progresso e desenvolvimento, seres humanos deveriam ter um envolvimento com o corpo da Terra a fim de produzir novos afetos e sentidos.

Publicado em

17/09/2024

De norte a sul: brasileiros vivenciam diariamente os impactos da crise socioambiental

O caminho que se apresenta é a conversão ecológica, ou seja, uma mudança radical na qual, ao invés de explorar o planeta, a Natureza e a vida até a exaustão, é necessário aprender a cuidar da Terra e uns dos outros, em uma lógica de inter-relação, cultivo e cuidado.

Publicado em

17/09/2024

Revista Casa Comum pauta Ecologia Integral em sua 10ª edição

Volume especial, em parceria com a Campanha da Fraternidade 2025, faz um apelo em prol da conversão ecológica diante da grave crise socioambiental no Brasil e no mundo.

Publicado em

09/09/2024

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!