NOTÍCIAS >

Assista

Publicado em

01/10/2024

Vozes climáticas: como as juventudes podem aproveitar o poder da comunicação para mudar o futuro do planeta 

No quarto e último episódio da websérie, Gabriel Araújo e Kböclo fazem apelo para que juventudes se informem e votem de forma consciente em prol de um futuro verde para as cidades.

Getting your Trinity Audio player ready...

“A forma como nos comunicamos tem um impacto direto nas eleições. Estamos o tempo todo expostos a informações, tanto na TV como nas redes sociais. Mas, muitas vezes, o que chega não é a história toda.” 

As frases de Gabriel Araújo e Kböclo dão o tom do quarto e último episódio da websérie Vozes Climáticas, uma iniciativa da Revista Casa Comum em parceria com o Instituto Perifa Sustentável. 

Gabriel, assim como Kböclo, são alunos do Vozes Climáticas, programa homônimo do Instituto criado com o objetivo de impulsionar o exercício da cidadania ambiental jovem no município de São Paulo. E é justamente sobre isso que a dupla fala no encerramento da websérie. 

Com a aproximação das eleições municipais no país inteiro, é cada vez mais urgente chamar atenção para a importância de realmente ir além do que é divulgado nas redes sociais e pesquisar candidatos e candidatas que se preocupam e se comprometem com o futuro do Planeta. E isso passa direta e obrigatoriamente pela comunicação. 

“Quando a gente se informa melhor, faz escolhas que realmente podem impactar o clima, as periferias e as políticas que tocam o nosso dia a dia”, defende Gabriel, reforçando a importância de identificar aqueles e aquelas que se comprometem com o futuro verde das cidades. 

Já Kböclo chama a atenção para a escolha de candidatos que não ignoram questões como demarcação de territórios de povos indígenas e originários, que valorizem e protejam a Natureza, que prezam pela preservação de biomas como a Mata Atlântica, e que tenham propostas de políticas de preservação. 

“Bora votar consciente!” 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Perifa Sustentável (@perifasustentavel)

Sobre a série 

Criada em formato de websérie – para ser divulgada e compartilhada via redes sociais mais utilizadas por jovens -, a série Vozes Climáticas tem como objetivo pautar a crise climática em uma linguagem acessível, de jovens para jovens. 

Ao todo, são quatro vídeos. Cada um traz um aspecto específico da agenda climática – como racismo ambiental, justiça climática, engajamento jovem, entre outros – e será protagonizada por jovens ativistas do Instituto Perifa Sustentável. 

O nome da série foi inspirado em um programa homônimo do Instituto, criado com o objetivo de impulsionar o exercício da cidadania ambiental jovem no município de São Paulo, mobilizando mais eleitores(as) e candidatos(as) rumo ao compromisso com a pauta climática e a transformação efetiva da cidade. Para isso, o programa visa engajar, formar e apoiar 10 jovens-potência, moradores periféricos da cidade de São Paulo, para atuarem como mobilizadores e protagonistas da pauta climática na cidade.

Outros conteúdos:

Vozes Climáticas: qual é a relação entre clima, juventudes e política? 

No segundo episódio da websérie Vozes Climáticas, Mahryan Sampaio faz um chamado pelo engajamento das juventudes na política diante da urgência de mudanças em prol do clima.

Publicado em

27/08/2024

Vozes Climáticas: a potência da educação e das juventudes diante da crise climática

No terceiro episódio da websérie, Gabriela Alves, cientista e urbanista social traz sua experiência pessoal para explicar as oportunidades que se criam a partir do acesso à educação.

Publicado em

17/09/2024

Vozes Climáticas: Por que o racismo ambiental impacta mais as populações periféricas?

No primeiro episódio da websérie Vozes Climáticas, Amanda Costa analisa como as mudanças climáticas afetam de forma desproporcional pessoas que moram em áreas periféricas das cidades.

Publicado em

06/08/2024

Inscreva-se


Botão do whatsapp

Entre para nossa comunidade!