Publicado em
04/08/2024
Iniciativa da Revista Casa Comum em parceria com o Instituto Perifa Sustentável, websérie tem quatro episódios com o objetivo de debater, de jovens para jovens, sobre a crise climática e a importância de as juventudes de todo o país se engajarem em prol da justiça climática e de caminhos para adaptação e mitigação.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Apesar de o Brasil ser, atualmente, um país em processo de envelhecimento, a nação conta, ainda, com um número expressivo de jovens: são quase 50 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, segundo dados do Atlas das Juventudes. A publicação reforça que “é possível que nunca mais se tenha uma janela de oportunidades como essa, com tamanho potencial para o progresso econômico e desenvolvimento social.”
E por que tanta gente jovem significa uma janela de oportunidades? Bem, é durante a juventude que há um ânimo diferente e aquela ‘vontade de mudar o mundo’, o sentimento de ser invencível, a inquietude e a criatividade, características marcantes dessa fase.
É impossível negar que, com a disseminação dos smartphones, o surgimento de novos influenciadores digitais a cada dia e os muitos fóruns de discussões e debates online, a internet desempenha um papel de extrema relevância na formação dessas novas gerações em diferentes agendas.
Uma dessas temáticas cada vez mais em alta são as mudanças climáticas. Esse é o assunto do momento e não é à toa: os dados mais recentes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostram que vai ser muito difícil a humanidade reverter o cenário da crise climática. A ideia agora é, portanto, promover medidas de adaptações e mitigações dos efeitos da crise, uma vez que a humanidade já está com 1,1ºC de aumento na temperatura terrestre e que, mesmo abaixo do aquecimento indicado de 1,5ºC, já estão acontecendo consequências irreversíveis às quais não é possível se adaptar.
O Papa Francisco divulgou, em 2015, a carta encíclica Laudato Si’, na qual faz um apelo a todas as pessoas de boa vontade para cuidarem da Casa Comum. Oito anos depois, em 2023, na exortação apostólica Laudate Deum, deixou claro que, ao passo que são os que menos contribuem, são os mais pobres e em maior situação de vulnerabilidade, no Brasil e no mundo, os que pagam o preço mais alto pelos efeitos e consequências das mudanças climáticas.
“Mas a realidade é que uma reduzida percentagem mais rica do planeta polui mais do que o 50% mais pobre de toda a população mundial e que a emissão per capita dos países mais ricos é muitas vezes superior à dos mais pobres. Como esquecer que a África, que alberga mais de metade das pessoas mais pobres do mundo, é responsável apenas por uma mínima parte das emissões no passado?”
Papa Francisco – Laudate Deum
É nesse contexto que a Revista Casa Comum uniu-se ao Instituto Perifa Sustentável, organização engajada na democratização do tema de mudanças climáticas e na promoção de uma agenda de desenvolvimento sustentável e justa para o Brasil, para a criação e lançamento da série Vozes Climáticas.
Conheça a série
Criada em formato de websérie – para ser divulgada e compartilhada via redes sociais mais utilizadas por jovens -, a série tem como objetivo pautar a crise climática em uma linguagem acessível, de jovens para jovens.
Ao todo, são quatro vídeos. Cada um traz um aspecto específico da agenda climática – como racismo ambiental, justiça climática, engajamento jovem, entre outros – e será protagonizada por jovens ativistas do Instituto Perifa Sustentável.
O nome da série foi inspirado em um programa homônimo do Instituto, criado com o objetivo de impulsionar o exercício da cidadania ambiental jovem no município de São Paulo, mobilizando mais eleitores(as) e candidatos(as) rumo ao compromisso com a pauta climática e a transformação efetiva da cidade. Para isso, o programa visa engajar, formar e apoiar 10 jovens-potência, moradores periféricos da cidade de São Paulo, para atuarem como mobilizadores e protagonistas da pauta climática na cidade.
Lançamento
A série Vozes Climáticas foi lançada durante o debate Vozes Climáticas: Perifa a Pé e o Futuro de São Paulo, encontro realizado em 4 de agosto no Galpão ZL.
A iniciativa do Instituto Perifa Sustentável e Instituto Caminhabilidade foi pensada a fim de discutir sustentabilidade, caminhabilidade e os desafios climáticos da cidade, com foco nas perspectivas das periferias, especialmente com os(as) jovens Vozes Climáticas que integram o programa do Instituto Perifa Sustentável.
Confira os episódios
No primeiro episódio da websérie, Amanda Costa, diretora-executiva do Instituto Perifa Sustentável, trouxe para o debate a definição de racismo ambiental e a importância de agir e unir esforços – inclusive das juventudes – diante desse desafio.
No segundo episódio da websérie, Mahryan Sampaio, diretora do Instituto Perifa Sustentável e ativista, faz um chamado pelo engajamento das juventudes na política diante da urgência de mudanças em prol do clima e defende que essa participação é fundamental.
No terceiro episódio da websérie, Gabriela Alves, cientista, urbanista social e membro do Instituto Perifa Sustentável, reforça que os territórios devem ser protagonistas das mudanças e que as juventudes representam um importante catalisador na hora de reivindicar direitos e enfrentar desafios a partir da educação.
No quarto e último episódio da websérie, Gabriel Araújo e Kböclo, alunos do programa Vozes Climáticas – uma iniciativa do Instituto Perifa Sustentável – chamam atenção para o poder da comunicação e a importância de jovens por todo o Brasil pesquisarem candidatos e candidatas realmente comprometidos com o futuro verde das cidades.
Fique por dentro
Siga a Revista Casa Comum e o Instituto Perifa Sustentável nas redes e não perca nenhum episódio!
Realizada em parceria com o Nós, mulheres da periferia, série especial celebra os 10 anos do Estatuto da Juventude e chama jovens para a ação.
Publicado em
07/08/2023
Conheça iniciativas de jovens desenvolvidas pelo Brasil para o bem comum de suas comunidades.
Publicado em
24/06/2024