Publicado em
27/08/2024
No segundo episódio da websérie Vozes Climáticas, Mahryan Sampaio faz um chamado pelo engajamento das juventudes na política diante da urgência de mudanças em prol do clima.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Como a política e o clima se conectam? Por que a participação dos jovens nas eleições é fundamental para enfrentar os desafios ambientais e, literalmente, salvar o nosso planeta?
É com esses questionamentos que Mahryan Sampaio, diretora do Instituto Perifa Sustentável, dá início ao segundo episódio da websérie Vozes Climáticas, uma iniciativa da Revista Casa Comum em parceria com o Instituto.
A ativista analisa que os poderes executivo, legislativo e judiciário têm, cada um, papéis importantes para criação e implementação de políticas ambientais, como a criação e execução de leis e também a garantia da chamada justiça ambiental. Isso porque pessoas negras e indígenas, por exemplo, são as mais afetadas pela crise climática.
E, se nesse contexto o desafio é sistêmico, ou seja, envolve todos setores da sociedade, o envolvimento com a política pode ajudar a pressionar que o setor empresarial, por exemplo, assuma suas responsabilidades e desenvolva mudanças significativas diante da emergência climática.
Mesmo que o cenário seja urgente, Mahryan reforça que é possível mudar e que as juventudes têm um papel fundamental, desde se engajar nas urnas, até participar de coletivos e projetos locais, entrar em contato com lideranças políticas, participar de conselhos de bairro e da cidade, de consultas públicas e engajar outros jovens.
“A gente tem que construir não só o futuro que queremos viver, mas o agora também.”
Sobre a série
Criada em formato de websérie – para ser divulgada e compartilhada via redes sociais mais utilizadas por jovens -, a série Vozes Climáticas tem como objetivo pautar a crise climática em uma linguagem acessível, de jovens para jovens.
Ao todo, são quatro vídeos. Cada um traz um aspecto específico da agenda climática – como racismo ambiental, justiça climática, engajamento jovem, entre outros – e será protagonizada por jovens ativistas do Instituto Perifa Sustentável.
O nome da série foi inspirado em um programa homônimo do Instituto, criado com o objetivo de impulsionar o exercício da cidadania ambiental jovem no município de São Paulo, mobilizando mais eleitores(as) e candidatos(as) rumo ao compromisso com a pauta climática e a transformação efetiva da cidade. Para isso, o programa visa engajar, formar e apoiar 10 jovens-potência, moradores periféricos da cidade de São Paulo, para atuarem como mobilizadores e protagonistas da pauta climática na cidade.
No primeiro episódio da websérie Vozes Climáticas, Amanda Costa analisa como as mudanças climáticas afetam de forma desproporcional pessoas que moram em áreas periféricas das cidades.
Publicado em
06/08/2024
Iniciativa da Revista Casa Comum em parceria com o Instituto Perifa Sustentável, websérie tem quatro episódios com o objetivo de debater, de jovens para jovens, sobre a crise climática e a importância de as juventudes de todo o país se engajarem em prol da justiça climática e de caminhos para adaptação e mitigação.
Publicado em
04/08/2024