Publicado em
27/06/2025
A Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas acontecerá pela primeira vez na Amazônia. Como parte da série especial sobre a COP 30, a Revista Casa Comum elenca oportunidades de formação e que abordam mudanças climáticas, participação popular e formação social.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, Belém, capital do Pará, sediará a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Será a primeira vez que uma COP acontecerá na Amazônia, território estratégico para o futuro climático do planeta.
A escolha do Brasil como sede coloca em evidência uma região que abriga grande parte da biodiversidade global, mas que também é palco de profundas desigualdades, exploração predatória e conflitos socioambientais.
É nesse cenário que a Revista Casa Comum se mobiliza para construir uma cobertura da COP30 a partir de uma comunicação mobilizadora, que articula informação, justiça climática e participação popular.
A série especial Casa Comum – COP 30, iniciada no mês de junho, contará com reportagens e produções próprias, e também indicações de conteúdos digitais, vídeos e podcasts.
O conjunto de conteúdos tem como objetivo tornar a informação uma ferramenta ativa de mobilização social, conectando os desafios globais aos territórios onde a crise climática já é realidade, principalmente para povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e comunidades periféricas – historicamente invisibilizados e os mais afetados pelos impactos da crise climática e racismo ambiental.
Enquanto os olhares se voltam para Belém, uma série de iniciativas formativas têm se espalhado pelo país, com o objetivo de ampliar o repertório da sociedade civil e garantir que vozes diversas estejam preparadas para incidir no debate climático. A seguir, a Revista Casa Comum reúne uma seleção de conteúdos, cursos e materiais que integram essa preparação coletiva.
Cartilha sobre saúde infantil e clima: um alerta urgente
A cartilha Como as mudanças climáticas impactam a saúde das crianças?, lançada pelo Movimento Médicos pelo Clima e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, alerta para os efeitos desproporcionais do colapso climático sobre a infância. O aumento de doenças respiratórias, desnutrição, insegurança hídrica e eventos extremos como enchentes e queimadas estão entre os principais riscos mapeados. O material é especialmente destinado para profissionais da saúde, educadores e cuidadores.
Educação climática nas escolas: e-book “Amigos da Casa Comum”
Produzido pelo Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o e-book COP30 nas escolas: Amigos da Casa Comum propõe atividades e reflexões para inserir o tema da conferência na rotina de crianças e adolescentes. Com base nos princípios da ecologia integral, o material convida as escolas a refletirem sobre o cuidado com a Casa Comum, as mudanças climáticas e o protagonismo juvenil.
>> Leia aqui
>> Acesse o ebook.
Capacita COP30: formação técnica e geração de renda
O Programa Capacita COP30, promovido pelo Governo do Pará, oferece cursos de qualificação para atuação nas áreas de Turismo, Hospitalidade, Eventos, Produção Alimentícia e Infraestrutura — setores que terão alta demanda durante a conferência. O objetivo é formar mão de obra local e ampliar o legado da COP30 para a população paraense, promovendo inclusão produtiva e desenvolvimento regional.
>> Saiba mais
Você sabe o que é a COP?
A Escola Virtual do Governo Federal disponibiliza cursos introdutórios sobre as Conferências das Partes, mudanças climáticas e temas relacionados ao clima. Uma oportunidade para quem quer começar a se aprofundar no tema.
Mudança Climática: do aprendizado à ação
Curso da plataforma UN CC:Learn, é uma oportunidade para quem quer entender o cenário global das mudanças climáticas e os possíveis caminhos para mudança desse contexto.
Justiça Climática em Foco: princípios e diretrizes contra o racismo ambiental
Cartilha traz reflexões e orientações para enfrentar o racismo ambiental e fortalecer a justiça climática nos territórios.
Outros cursos e materiais sobre clima
A plataforma Climate Academy – Educação para a Ação Climática disponibiliza diversos conteúdos voltados à formação em mudanças climáticas e comunicação.
O lugar da agricultura familiar nas negociações sobre o clima
Artigo de Paulo Petersen reflete sobre a importância da agricultura familiar e da agroecologia no centro das discussões climáticas.
Práticas concretas de participação cidadã são fundamentais para uma conversão ecológica eficaz.
Publicado em
17/09/2024
Para além de doações financeiras, organizações e movimentos sociais buscam pessoas para mergulhar no cotidiano de suas práticas socioambientais.
Publicado em
23/11/2023
Como pequenas ações, no dia a dia, feitas por muitas pessoas para levar uma vida mais sustentável e com menos impacto, têm o potencial de gerar transformação em larga escala.
Publicado em
17/09/2024