Publicado em
29/11/2022
Ensaio de Rosilene Miliotti, jornalista e fotógrafa popular. Cria da Maré, filha de dois capixabas que se conheceram no Rio de Janeiro, primeira da família a cursar universidade e viajar de avião. Atualmente é coordenadora do Programa Imagens do Povo, ação do Observatório de Favelas.
Você certamente já ouviu falar na palavra “empreendedorismo”. Mas talvez tenha escutado o termo “sabedoria popular” com pouco ou menos status, algo tão importante para as comunidades, seja nas periferias e favelas das grandes cidades, quilombos ou de agricultores familiares para a economia deste país. Essas são as verdadeiras potências.
O empreendedorismo é só um nome bonito dado pelo mercado para diferenciar o que essa “gente importante” faz, do que “pessoas simples” sempre fizeram, muitas vezes para sobreviver, mas também para não deixar que esses conhecimentos e culturas sejam esquecidas. Em geral, elas são imigrantes, trazem e levam com elas a memória, tradições e desejos de um povo inteiro.
Nas imagens deste ensaio mostro um pouco da vida na Maré, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, assim como o Centro da Cidade e em São Francisco de Itabapoana, área rural no norte do estado do Rio de Janeiro, conhecida pela monocultura do abacaxi; Cáceres, em Mato Grosso, e, Monte Alegre e Alto Parnaíba, no Maranhão. Nesta publicação ainda há outras fotografias que poderiam compor este ensaio por tratar da sabedoria popular enquanto potência.
Retrato Brasil da 1ª edição da Revista Casa Comum – Por Andressa Cruz Zumpano
Publicado em
17/05/2022
Retrato Brasil da 2ª edição da Revista Casa Comum – Por Pedro Padin
Publicado em
24/08/2022
Análises apontam para deixar o conservadorismo de lado e inovar em modelos mais inclusivos
Publicado em
29/11/2022