Publicado em
01/12/2023
Por Leandro Cagiano*
A partir da minha intensa paixão pela natureza e pela vida selvagem, venho me dedicando a colecionar imagens que não apenas retratam a beleza, mas também refletem as ações da humanidade em nosso planeta, seja de maneira direta ou indireta. Como um momento único de um caçador de polvos tirando seu sustento da água sem prejudicar o ambiente, o movimento uniforme dos golfinhos livres na natureza, o incêndio histórico do Pantanal ou, ainda, uma tartaruga juvenil morta prematuramente por ingestão de lixo.
Minha busca não se resume à captura das imagens, pois elas representam um encontro. O que eu verdadeiramente procuro é por pessoas desatentas aos gestos aparentemente inofensivos, muitas vezes inocentes, mas que se refletem na dor e na angústia de outros seres vivos tão distantes dos nossos olhos. Esses seres que sofrem as consequências do consumo desenfreado que adoece o planeta. Minha dedicação consiste em criar um vínculo entre mundos díspares, transportando cada um para os encantos dos confins do sertão, para os labirintos de uma floresta, para o alto de uma montanha ou logo ali, à beira do mar, conectando pessoas e histórias. Sem espectador, a fotografia não tem por que existir.
Acredito que o ser humano só é verdadeiramente capaz de cuidar de algo com o qual se envolva emocionalmente. Portanto, por meio da fotografia, convido todas e todos a refletirem sobre o impacto de nossas ações diárias mais simples, pensando em como nossa cadeia de consumo afeta vidas tão distantes. Assim, direcionaremos nossas atitudes de forma solidária e altruísta para um mundo em torno de um bem comum: a vida.
*Leandro Cagiano estudou desenho, ilustração, pintura a óleo e aquarela. Chegou a ingressar na faculdade de Biologia para trabalhar com conservação ambiental, mas logo percebeu que suas aptidões sempre estiveram nas áreas visuais, e o desejo de levar as histórias da natureza para um número maior de pessoas o levou para a fotografia, um meio de unir o mundo natural e a arte. Além de seu trabalho autoral, Leandro também colabora com organizações de conservação ambiental, passando por instituições como Greenpeace Brasil, Outward Bound Brasil, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), Guardiões do Mar, The Nature Conservancy, entre outras.
Legendas:
Estudiosos, ativistas e defensores ambientais afirmam sobre a centralidade de um pensamento ecológico para desacelerar o contexto de emergências em razão das mudanças climáticas e o colapso ambiental.
Publicado em
23/11/2023
Nações de todo o mundo têm se mobilizado para reverter o quadro e minimizar os efeitos da ação humana na natureza. Confira os principais marcos do desenvolvimento socioambiental desde 1960.
Publicado em
23/11/2023
As mudanças climáticas propõem um desafio civilizacional. Portanto, é necessário pensar em novas formas de habitar o mundo, como a partir das perspectivas dos feminismos ecoterritoriais da América Latina.
Publicado em
23/11/2023