NOTÍCIAS >

Na Prática

Publicado em

29/11/2022

Iniciativas de Economia Solidária: construindo outros mundos possíveis

Entenda o que é e o que propõe a EcoSol e conheça algumas iniciativas Brasil afora
Por Dayse Porto

Ilustrações de Anderson Maní

Quando falamos sobre a necessidade de combater a pobreza e as formas possíveis para diminuí-la a longo prazo, uma das principais apostas do campo democrático e popular no Brasil é a economia solidária (EcoSol). 

Definida como um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, troca, poupança e crédito, a EcoSol propõe um projeto de transformação social baseado em outras formas de produzir e consumir organizado sob a forma de cooperativas, associações, empreendimentos autogestionados, redes de cooperação, finanças solidárias, bancos comunitários, cooperativas de crédito, clubes de trocas, entre outras modalidades organizadas no campo e na cidade.

A economia solidária vem se consolidando ao longo das últimas décadas como uma alternativa à crise do atual sistema econômico e uma possibilidade inovadora de geração de trabalho e renda, a partir de fundamentos da cooperação, solidariedade e autogestão, ou seja, uma outra forma de pensar e fazer economia, voltada para atender as necessidades e o desenvolvimento social de forma mais justa e menos desigual. Confira algumas iniciativas que se destacam pelo Brasil afora: 

A Cooperativa Paraibana de Empreendimentos Econômicos Solidários (ECOSOL-PB) é um grupo que desenvolve atividades de comercialização e de prestação de serviços e possui, entre os seus cooperados, segmentos do artesanato, rede de bancos solidários, agricultura familiar e catadores da economia solidária. O projeto está inserido nas atividades da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBES) e do Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR).  Conheça: www.enlacespb.org
O Banco Palmas é conhecido mundialmente pelo pioneirismo na implementação de práticas de economia solidária, sendo a experiência de Banco Comunitário mais antiga do país. Foi criado pela Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras (Asmoconp) em parceria com organizações não governamentais do Ceará focadas no desenvolvimento do Conjunto Palmeiras, uma favela com 32 mil habitantes situada na região sul de Fortaleza. O banco já lançou algumas moedas que circulam no território: a Palmacard, primeira experiência de moeda social que circulou no Conjunto Palmeiras; a Palmares, moeda criada para ser utilizada dentro dos clubes de trocas da comunidade; a Palmas Momomo, que surgiu como um desdobramento da Palmares quando a comunidade identificou que as trocas de produtos não precisam estar vinculada exclusivamente às feiras; e a Palminhas, moeda criada exclusivamente para desenvolver trabalhos com as crianças.
Conheça: www.institutobancopalmas.org 
O Instituto Sociocultural, Ambiental Tecnológico de Projetos de Economia Solidária (IPÊS) atua com geração de trabalho e renda por meio de assessoramento técnico e formação de empreendimentos econômicos solidários, com o objetivo de agir no desenvolvimento econômico, social, cultural, ambiental e tecnológico. Realiza uma série de ações em Brasília, como a oferta de cursos de culinária, cabeleireiro, teatro, música, entre outros, tendo como foco pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Veja: institutoipes.org.br
O Instituto Chão é uma organização sem fins lucrativos, com sede na capital paulista, que oferece um espaço de convivência e economia solidária, trabalho e reflexão para fomentar a discussão dos valores da EcoSol, além de encaminhar ações conjuntas para promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental. O Chão não tem lucro e a manutenção do projeto não está inclusa no valor dos produtos.

Saiba mais: institutochao.org
O Instituto Paul Singer tem como missão continuar e reinventar o legado de Paul Singer, economista, doutor em Sociologia e um dos maiores nomes da EcoSol no Brasil, na promoção da democracia e da solidariedade. Além de oferecer um espaço de colaboração e diálogo de organizações e movimentos sociais na troca de experiências, o Instituto tem um centro de referência para pesquisas, debates, formação e produção de novos conhecimentos, atuando, também, como catalisador de redes regionais, nacional e internacional, de pessoas e organizações comprometidas com a EcoSol.
Conheça: institutopaulsinger.org.br 
A Rede de Saúde Mental e Economia Solidária surge a partir da identificação da existência de empreendimentos econômicos solidários que se articulam com a rede de atenção psicossocial em inúmeros municípios, dentro da proposta de reabilitação psicossocial. A rede é composta por serviços, profissionais e trabalhadores-usuários de serviços de saúde mental e empreendimentos de economia solidária com diferentes atuações em 12 territórios do estado de São Paulo.

Veja: saudeecosol.org 
A Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP) tem como principal objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos sobre cooperativismo e autogestão, contribuindo para o desenvolvimento da EcoSol no estado do Rio de Janeiro. Ela surge para integrar de forma dinâmica as incubadoras e favorecer a transferência de tecnologias e conhecimentos, apresentando um modelo de gestão democrático e participativo.
>> Saiba mais: www.itcp.coppe.ufrj.br
A Rede de Economia Solidária e Feminista (RESF) é formada por mulheres da economia solidária em 11 estados do país que une a inclusão social e produtiva com a luta pela valorização dos cuidados e do trabalho doméstico e reprodutivo. Atua por meio da integração de empreendimentos e do fortalecimento das Redes Locais para que se tornem mais fortes na economia, na produção, na comercialização e consumo solidário.

Conheça: portal.resf.com.br
A articulação Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade–tem como objetivo consolidar uma Rede Estadual de Economia Solidária no Paraná como estratégia de fortalecimento e ampliação da produção, comercialização e consumo na perspectiva do fortalecimento da política pública. O projeto desenvolve instrumentos para apoiar a criação, o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias sociais visando a geração de renda dentro dos princípios da EcoSol.

Veja: cefuria.org.br/redemandala

Outros conteúdos:

De ferramenta de denúncias de conflitos a maior participação da juventude na política

Iniciativas para visibilizar e denunciar violações na Amazônia, projeto de conservação de sementes e estimulo ao engajamento de jovens na política. Por Elvis Marques

Publicado em

24/08/2022

Iniciativas unem enfrentamento à fome e comunicação popular

A falta de alimentos volta a bater na porta dos brasileiros e brasileiras

Publicado em

17/05/2022

Política além do voto: conheça iniciativas de engajamento social

Espaços coletivos de debate e mobilização têm papel fundamental na garantia de direitos

Publicado em

17/05/2022

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!