Publicado em
23/11/2023
Nações de todo o mundo têm se mobilizado para reverter o quadro e minimizar os efeitos da ação humana na natureza. Confira os principais marcos do desenvolvimento socioambiental desde 1960.
Por Paula Piccin
A crise climática exige esforços e tomadas de decisões políticas globais urgentes, já que seus impactos afetam todos os setores, refletindo na saúde, na segurança alimentar, na economia e na continuidade da nossa vida como a conhecemos. Nações de todo o mundo têm se mobilizado para reverter o quadro e minimizar os efeitos da ação humana na natureza.
O risco de colapso planetário – e de nossa própria espécie – é discutido de forma global há mais de 50 anos. Na linha do tempo dos principais marcos do desenvolvimento socioambiental, percebemos avanços, mas ainda engatinhamos em resoluções mais ambiciosas e com passo mais acelerado na implementação.
Estudiosos, ativistas e defensores ambientais afirmam sobre a centralidade de um pensamento ecológico para desacelerar o contexto de emergências em razão das mudanças climáticas e o colapso ambiental.
Publicado em
23/11/2023
O sangue de pescador artesanal de Alexandre Anderson, 53 anos, vem de seus avós, os quais viviam na Ilha da Madeira, situada no Oceano Atlântico e pertencente a Portugal. A luta do neto de portugueses também se dá em águas atlânticas, porém na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Publicado em
23/11/2023
O imperativo do Papa Francisco é para que o ser humano se reposicione ao lado das demais criaturas para louvar a Deus na construção de um novo futuro comum.
Publicado em
24/11/2023