NOTÍCIAS >

Assista

Publicado em

08/08/2023

Potencial das Juventudes: conheça jovens inspiradores que estão fazendo a diferença 

Primeiro episódio da série especial apresenta jovens à frente de propostas para uma vida mais justa e digna para si, para o outro e para o planeta.

Muito se engana quem pensa que jovens só querem curtir e não se preocupar com o amanhã. O primeiro episódio da série em vídeo Potencial das Juventudes: direitos, cuidado e ação, traz exemplos de jovens que estão tomando à frente e lutando por aquilo que acreditam: seja na importância da proteção e conservação do meio ambiente, na produção de uma comunicação de qualidade, na garantia de direitos de meninas e mulheres, na representatividade do povo negro, entre muitos outros temas. 

Realizada em vídeo para divulgação no Instagram e TikTok, redes sociais populares entre os mais jovens, a série apresenta, em seu primeiro episódio, exemplos de jovens que deixam claro como as juventudes, inquietas em sua natureza, estão dispostas a agir diante de situações desafiadoras e propor soluções que tenham impacto positivo na vida de suas comunidades.  

Uma delas é Txai Suruí, líder indígena e fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, a única brasileira a discursar na abertura da COP26, realizada em 2021. 

Confira o primeiro episódio:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nós, mulheres da periferia (@nosmulheresdaperiferia)

Fique por dentro 

Uma iniciativa da Revista Casa Comum, em parceria com o Nós, mulheres da periferia, a série Potencial das Juventudes: direitos, cuidado e ação tem como objetivo mostrar a capacidade e disposição para resolução de problemas enquanto característica chave dos e das jovens.

E a realização da série durante o mês de agosto não é coincidência: o dia 5 deste mês marca o aniversário de 10 anos do Estatuto da Juventude. A Lei 12.852, promulgada em 5 de agosto de 2013, traz resoluções importantes quando o assunto é a garantia de direitos e proteção das juventudes, como o Artigo 4º, que afirma:

“O jovem tem direito à participação social e política e na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de juventude.”

Outros conteúdos:

10 anos do Estatuto da Juventude: o que pensam os jovens sobre a lei?

Redação da Sede do Cidadania Viva bolsistas elaborando materiais educomunicativos. Foto: Programa Cidadania Viva O […]

Publicado em

04/08/2023

A COP-27 e as perspectivas para a defesa e proteção dos direitos socioambientais

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas aconteceu em novembro no Egito

Publicado em

29/11/2022

Agenda Política das Periferias irá reunir principais pautas das juventudes periféricas para as eleições 2022

Quais são as pautas prioritárias das juventudes e periferias para serem observadas na disputa eleitoral?

Publicado em

17/08/2022

Inscreva-se


Botão do whatsapp

Entre para nossa comunidade!