Publicado em
08/10/2024
Equipe do Sefras e Revista Casa Comum participa de gravação especial na TV Aparecida e debate democracia, participação, fé e comunicação.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um dos princípios da Revista Casa Comum é o fazer colaborativo. A Revista acredita na importância de unir esforços, redes, conexões e experiências para potencializar os debates e a disseminação de temáticas da agenda socioambiental brasileira e dos direitos humanos. O valor franciscano do diálogo, inclusive, é um dos balizadores da atuação da Revista.
A perspectiva é o fortalecimento das ações populares, produção de conteúdo crítico e disseminação de informações qualificadas referentes aos direitos humanos e ambientais, a fim de gerar conhecimento e incentivar o engajamento e a mobilização social em torno de temas urgentes do país.
Considerando essas perspectivas, a Revista celebra a realização de parcerias, como é o caso da mais nova conexão com a TV Aparecida.
Com sede em Aparecida, município do interior do Estado de São Paulo, a TV Aparecida é uma rede de televisão brasileira de conteúdo religioso e de entretenimento, que está entre as 14 maiores redes de televisão do Brasil em abrangência, além de ocupar o sétimo lugar entre as TVs abertas mais vistas em todo o país.
Depois de entrar em contato com os materiais da Revista Casa Comum, a TV Aparecida convidou a equipe da Revista para participar do programa Diálogos: Qual caminho seguir?. A iniciativa, comandada e apresentada por Padre Mauro Vilela, diretor de produção da TV, foi lançada em 2021. Na época, Pe. Mauro comentou sobre a proposta trazida pelo programa.
“A vida nos apresenta muitos dilemas, e, muitas vezes, nós não sabemos qual caminho seguir. Por isso, a TV Aparecida estreia o programa Diálogos, que é uma proposta de um caminho, e esse caminho é sempre no diálogo e na conversa”, apresentou Pe. Mauro, em vídeo dos bastidores da estreia do Programa.
O convite foi motivado pela possibilidade de compartilhar os aprendizados, debates e discussões realizadas no âmbito da Revista Casa Comum, sobretudo da 8ª edição, lançada em março de 2024 com o tema: “Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas.”
Diante desse convite, a equipe da Revista pegou a estrada em direção à Aparecida. Estiveram presentes nas gravações Daniele Próspero, editora e responsável pela Revista Casa Comum; Frei Marx Rodrigues, diretor-secretário do Sefras – Ação Social Franciscana e Fábio Paes, coordenador da Revista Casa Comum.
Ao todo, serão sete programas com a participação dos membros da equipe da Revista, que trouxeram diferentes perspectivas sobre múltiplas temáticas, desde as cartas encíclicas Fratelli Tutti e Laudato Si’, de autoria do Papa Francisco, e a perspectiva do pontífice diante da crise socioambiental e climática, bem como a necessidade de um processo de reencantamento da política nesse ano de eleições municipais.
“Para nós da Revista Casa Comum, foi um convite muito especial, com uma grande oportunidade de levar os conteúdos para novos espaços e chegar a outros públicos. Há uma sinergia entre o que a Revista faz em seu dia a dia a partir do valor do diálogo e do princípio da cooperação e colaboração com os debates que o programa Diálogos propõe. Então, é uma parceria muito bacana que celebramos com alegria”, comenta Daniele Próspero.
Fábio Paes também reforça que a proposta da Revista dialoga com o que o programa propõe. “A TV Aparecida é uma referência, com uma programação cultural e de espiritualidade comprometida com as questões socioambientais. Participar de espaços de outros canais e meios de comunicação como este, que tem sinergia conosco, é uma oportunidade de efetivar o objetivo da própria Revista Casa Comum: ser uma produção a serviço do debate dos direitos humanos e ambientais a partir de tudo aquilo que é comum”.
“A experiência de poder fazer parte desse projeto e reunir os Franciscanos, o Sefras e a Revista Casa Comum com uma emissora que une a fé com a vida, é o que eu creio ser a urgência dos tempos de hoje, onde muitos já abandonaram a esperança, a fé em Deus e na vida, no ser humano e numa possível conversão”, analisa Frei Marx.
Para o diretor-secretário do Sefras, a iniciativa em colaboração possibilita que novas pessoas tenham acesso ao que se sonha para o futuro, com cuidado e responsabilidade e sem perder de vista a urgência que o momento apresenta.
“Penso que dois pontos são muito importantes neste momento: elevar nossa fé pessoal para uma fé com responsabilidade social e sentimento de fraternidade e trazer para a nossa vida uma esperança convincente, pautada na pesquisa e informação de qualidade, bordando esperança no concreto da vida para transformar o nosso futuro.”
Assista a todos os programas com a Revista Casa Comum
Confira a seguir os sete programas que contam com a participação da equipe da Revista.
O futuro, na dimensão política e social
Com Frei Marx Rodrigues
Conteúdo exibido no programa “Diálogos: qual caminho seguir?” dia 16/09/2024.
Panorama das eleições municipais
Com Daniele Próspero
Conteúdo exibido no programa “Diálogos: qual caminho seguir?” dia 17/09/2024.
Esperança e fé que nos movem
Com Frei Marx Rodrigues
Conteúdo exibido no programa “Diálogos: qual caminho seguir?” dia 18/09/2024.
A comunicação, direitos humanos e democracia
Com Daniele Próspero
Conteúdo exibido no programa “Diálogos: qual caminho seguir?” dia 19/09/2024.
A urgência da nossa fé
Com Frei Marx Rodrigues
Conteúdo exibido no programa “Diálogos: qual caminho seguir?” dia 20/09/2024.
Reencantar a política
Com Fábio Paes
Conteúdo exibido no programa “Diálogos: qual caminho seguir?” dia 23/09/2024.
Em ano eleitoral, é preciso, mais do que nunca, um reencantamento com a política, a fim de construir coletivamente um país democrático, justo e inclusivo, que seja de fato para todos e todas.
Publicado em
26/03/2024
Uma análise da atualidade do Cântico das Criaturas, poema de 800 anos de autoria de São Francisco de Assis.
Por Frei Marx Rodrigues dos Reis
Publicado em
17/09/2024