NOTÍCIAS >

Conhecimento

Publicado em

05/07/2024

Trilha de Saberes da 9ª edição pauta o Bem Viver nas cidades brasileiras 

Novo Roteiro Formativo já está disponível para download no site da Revista Casa Comum e visa promover engajamento em prol de cidades boas de se viver para todas as pessoas. 

Getting your Trinity Audio player ready...

Uma iniciativa da Revista Casa Comum com parceria institucional com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), a Trilha de Saberes promove debates a partir  da 9ª edição da Revista, que tem o tema “Brasil continental: os dilemas das cidades diante da perspectiva do Bem Viver”.  

A cada edição, a Revista Casa Comum traz à tona uma série de conteúdos que buscam ampliar a compreensão de diferentes públicos sobre as pautas de direitos fundamentais, bem como gerar e produzir conhecimento, possibilitando uma formação permanente para quem atua e para quem quer atuar nessas agendas.

Assim, a Trilha se propõe a apresentar um caminho para que todos e todas que promovem formações com grupos, coletivos, movimentos, espaços escolares etc., possam explorar todo o conteúdo da Revista em momentos de encontros, rodas de conversa e formações, incentivando a reflexão e o engajamento de cidadãos e cidadãs em iniciativas de transformação social.

Cada edição da Trilha é formada por um ponto de partida, que traz o tema norte e a base conceitual, além de três encontros, que percorrem um caminho educativo que visa: 

  1. Conhecer o tema; 
  2. Refletir; 
  3. Agir.

“A cidade não para, a cidade só cresce, o de cima sobe e o debaixo desce.” 

A Trilha de Saberes que acompanha a 9ª edição da Revista Casa Comum tem início com os versos do pernambucano Chico Science na música “A cidade”, que fala sobre uma sociedade voltada ao desenvolvimento econômico que valoriza o acúmulo de poder, de bens, de status, construídos pela exploração do trabalho de muitas pessoas e do meio ambiente.

No primeiro momento, a Trilha propõe um processo de compreensão do tema central: “Semear Cidades do Cuidado: o Bem Viver”. Os participantes são incentivados a refletir sobre como suas interações diárias podem contribuir para a construção de cidades sustentáveis e comunitárias, promovendo uma compreensão mais profunda dessas práticas, como abordado na matéria #EmDestaque da 9ª edição da Revista Casa Comum, que pauta: “O direito ao bem viver em meio às diferenças das cidades brasileiras”.

Já no segundo encontro, a ideia é discutir a temática a partir de metodologias interativas. Os participantes são convidados, então, a realizar atividades como a análise do “Mapa das Desigualdades do Distrito Federal”, que busca promover reflexões sobre as questões enfrentadas pelas comunidades urbanas e disseminar conhecimentos sobre as desigualdades sociais que as atingem.

A terceira e última etapa da Trilha é o momento de refletir sobre os desafios enfrentados para alcançar uma mobilização e participação ativa, pensando nas próprias comunidades e cidades dos participantes. Para isso, podem ser usadas como ferramentas algumas matérias da edição da Revista, como o ‘Retrato Brasil: Viver a cidade’, ‘Na prática’ e ‘Mobilize-se’.

O foco dessa edição do Roteiro Formativo é refletir sobre práticas possíveis para a construção de cidades alinhadas ao conceito do Bem Viver, em um contexto em que o tema, muitas vezes, é visto como abstrato ou idealista. 

Os participantes são convidados a realizar um diagnóstico das oportunidades de atuação comunitária em suas cidades, identificar os principais desafios enfrentados e reconhecer os movimentos populares que atuam nessas áreas.

O Roteiro Formativo – Trilha de Saberes integra a 9ª edição da Revista Casa Comum e está disponível, de forma online, no site da revista. Acesse aqui.

Outros conteúdos:

A perspectiva das periferias brasileiras sobre o Bem Viver nas cidades

Em entrevista à Revista Casa Comum, representantes de diferentes territórios periféricos do Brasil comentam os desafios históricos vivenciados diariamente em locais onde, em muitos casos, ainda há ausência do poder público e como é possível melhorar essa relação.

Publicado em

27/06/2024

O direito ao Bem Viver em meio às diferenças das cidades brasileiras

Garantia de direitos humanos aliada ao cuidado efetivo e estratégico com a natureza é um desafio no contexto urbano brasileiro, diante de municípios que cresceram com pouco ou sem nenhum planejamento ou diretriz social e ecológica.

Publicado em

19/06/2024

Bem Viver e utopia: uma crítica radical da realidade

Mais do que viver melhor ou viver bem, o Bem Viver parece estar associado a uma proposta de mudança radical das formas de vida, o que passa por uma reconciliação do homem com a natureza.

Publicado em

11/06/2024

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!