Publicado em
07/03/2023
Quando iniciaram as lutas por direitos no Brasil? Desde quando essa gente colorida, que agora, mais do que nunca, se veste de força para ocupar as ruas e levar a voz de suas resistências a outras gentes que também resistem, começou a se manifestar?
Desde 2013, a fotojornalista e documentarista Isis Medeiros acompanha, nas ruas e em organizações sociais e políticas, a luta de classes no Brasil através da fotografia.
Foi a forma que encontrou para se aproximar, aprofundar e evidenciar as transformações políticas que o país vem passando, especialmente nesses últimos 10 anos, desde o aprofundamento de questões importantes que há décadas vinham sendo ignoradas e marginalizadas.
Isis revela em suas imagens a resistência das classes sociais mais oprimidas, os movimentos sociais organizados, a luta dos povos tradicionais pelo direito ao território e a todas as formas de vida, as mobilizações das mulheres por equidade e da juventude pela diversidade sexual. São milhares de registros que transmitem dor, mas também despertam extrema força que encoraja a luta por um futuro mais inclusivo e justo para o povo brasileiro.
Isis Medeiros é formada em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e se tornou fotógrafa popular a partir dos seus projetos documentais junto aos movimentos sociais, desenvolvendo especialmente um trabalho de denúncia da negligência e do descaso do Estado Brasileiro e das mineradoras em seu país. É integrante e uma das fundadoras de “Fotografia pela Democracia”, grupo nacional de fotografia que luta pela defesa da democracia e pelos direitos humanos no Brasil.
Seus trabalhos já circularam em inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil; além de países como EUA, Canadá, França, Portugal e Espanha. Sua última publicação foi o livro “15:30”, que documenta, ao longo de cinco anos, as consequências do maior crime socioambiental envolvendo mineração no mundo.
Retrato Brasil da 3ª edição da Revista Casa Comum – Por Rosilene Miliotti
Publicado em
29/11/2022
Retrato Brasil da 1ª edição da Revista Casa Comum – Por Andressa Cruz Zumpano
Publicado em
17/05/2022
Retrato Brasil da 2ª edição da Revista Casa Comum – Por Pedro Padin
Publicado em
24/08/2022