Publicado em
12/09/2024
Evento acontece entre 26 e 29 de setembro, em Brasília, com o objetivo de preparar os articuladores da Campanha da Fraternidade 2025.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
No dia 26 de setembro, o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2025 será palco do lançamento da 10ª edição da Revista Casa Comum.
Inspirada na temática da CF – Fraternidade e Ecologia Integral – a Revista Casa Comum trará a Ecologia Integral como fio condutor e, no título, proclama e convoca: Somos Natureza: a necessária conversão ecológica.
O conceito engloba a necessidade de mudanças radicais de estilo de vida, do modelo econômico vigente, da forma de ser e estar no mundo e no modo de relacionar-se com o Planeta.
As cheias e secas que assolam o país são exemplos de situações extremas que tornam-se cada dia mais comuns diante da crise socioambiental enfrentada no mundo todo. O cenário é tão alarmante que cientistas estimam que mais de 100 milhões de pessoas no planeta serão empurradas para a pobreza até 2030 devido às mudanças climáticas.
O que fazer diante disso? Quais medidas são possíveis? As pequenas atitudes do dia a dia têm algum impacto diante de um problema tão complexo? Quais são os caminhos e alternativas para produzir uma nova relação com a Terra? O que povos originários e tradicionais podem ensinar ao restante da humanidade sobre isso?
Esses são apenas alguns questionamentos que o volume pretende debater, não exaustivamente, para iluminar as possibilidades daqui para frente, reforçando sempre a urgência das ações e atitudes tendo em vista as mudanças climáticas.
Edição especial
O volume especial foi planejado pelo Sefras – Ação Social Franciscana e pela equipe da Revista Casa Comum em parceria com a Campanha da Fraternidade e com a colaboração de um comitê externo, que contou com a participação de diversas pessoas conectadas à temática do meio ambiente e outros especialistas.
“Essa parceria com a CF 2025 é um marco para a agenda de mobilização da justiça socioambiental e o fortalecimento de iniciativas locais para o país. Para nós, franciscanos, essa é uma forma de promover os valores do diálogo, fraternidade e bem comum em uma iniciativa histórica em parceria com a Igreja no Brasil”, analisa Fábio Paes, coordenador de advocacy do Sefras – Ação Social Franciscana.
Padre Jean Poul Hansen, docente da Faculdade Católica de Pouso Alegre (MG), licenciado para exercer a função de secretário executivo de Campanhas na CNBB, também celebra a parceria e comemora a realização do Seminário.
“Vamos refletir sobre a crise socioambiental que vivemos, vamos iluminá-la com a palavra de Deus e com a doutrina social da igreja e vamos planejar a nossa ação a partir dos tempos de mobilização”.
Ano de reflexão
Além de se inspirar na temática da Campanha da Fraternidade 2025, a Revista Casa Comum também considerou outros acontecimentos importantes em 2025 para escolher o tema de sua 10ª edição.
De forma sucinta, confira a seguir alguns eventos e marcos do ano que vem:
– 10 anos da publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, a carta ecológica do Papa Francisco, onde clama a todos pelo cuidado com a Casa Comum;
– 800 anos do Cântico das Criaturas, poema escrito em 1225 por São Francisco de Assis que expressa uma profunda conexão com os elementos naturais – vistos como irmãos;
– Realização da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), a COP 30, em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025;
– Aniversário de 25 anos do Sefras – Ação Social Franciscana, enquanto organização social humanitária que desenvolve programas, projetos e ações de combate à fome, e à violação de direitos.
Encontro formativo
O Seminário da Campanha da Fraternidade – que acontece de 26 a 29 de setembro em Brasília – tem como objetivo principal ser um espaço de formação não só dos articuladores da CF nos 19 centros regionais da CNBB, mas também de comunicadores de rádios e televisões de inspiração católica do país, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil), organismos do povo de Deus e entidades relacionadas à CNBB.
“O seminário tem a intenção de formar esses multiplicadores para a boa aplicação da Campanha da Fraternidade 2025. Por isso, com auxílio da equipe de redação do texto base [da campanha], nós vamos nos dedicar ao ver, ao iluminar e ao agir da Campanha”, explica Padre Jean Poul.
A edição 2025 da CF irá pautar o tema Fraternidade e Ecologia Integral. É a nona vez que Ecologia aparece, de alguma forma, na Campanha da Fraternidade, sendo o tema mais abordado pela iniciativa. Além da temática principal, a edição também trará o lema bíblico ‘Deus viu que tudo era muito bom’ (Gn 1,31).
A partir desse assunto, a edição tem como principal objetivo promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
“O seminário está muito bom, com boas assessorias, momentos de reflexão e partilha. Temos grandes expectativas para esse evento”, afirma Padre Jean Poul.
Mutirão pela Defesa da Casa Comum
Além do lançamento da 10ª edição da Revista Casa Comum, o Seminário também será palco do anúncio de outras iniciativas.
O conteúdo da revista, bem como a Trilha de Saberes que acompanha, serão a base para discussões, debates e trocas no âmbito do curso Mutirão pela Defesa da Casa Comum, uma parceria entre a Revista Casa Comum, o Projeto Encantar a Política e a Campanha da Fraternidade.
Ao todo, serão duas turmas: de outubro a dezembro de 2024, e de janeiro a março de 2025, com o objetivo de formar cerca de 1.300 pessoas.
“Além de produzir essa edição especial, será promovido um curso para mais de 1.300 multiplicadores, em parceria com o Encantar a Política. A Paulus Social irá imprimir 135 mil exemplares a serem distribuídos em todo o país. Chegar a lugares e grupos diversos é um modo de construir uma rede de reflexões, ideias e também de possibilidades de ações transformadoras diante deste dilema ambiental que nos colocamos”, analisa Fábio.
Diálogos Casa Comum
Antes da realização do Seminário, a 10ª edição da Revista Casa Comum havia sido lançada de forma online durante o 3º Diálogos Casa Comum.
A transmissão foi realizada no perfil do Instagram da Revista, @revistacasacomum, e contou com a participação de Vanessa Hasson, advogada, fundadora da OSCIP MAPAS, mestre em direito ambiental e doutora em Direitos da Natureza, e de Thalia Silva, ativista climática, educadora ambiental de Parauapebas (PA), articuladora nacional do Engajamundo, coordenadora do Lab Comunicação da Rede e de Relações Políticas da Coalizão Nacional de Juventudes pelo Clima e Meio Ambiente (CONJUCLIMA).
Todas as edições do Diálogos Casa Comum estão disponíveis no Instagram da Revista. Assista abaixo e acesse.
A 10ª edição da Revista Casa Comum já está disponível para download. Clique aqui e acesse a aba ‘edições’.