Publicado em
07/07/2023
Fundo Casa Socioambiental expande os horizontes de apoio às iniciativas indígenas atuantes no campo da educação
Os desafios enfrentados no campo da educação indígena são diversos e complexos. Desde a carência de infraestrutura básica nas escolas até a falta de formação e reconhecimento adequado dos profissionais indígenas dedicados à educação. Além disso, há a dificuldade de acesso e permanência dos estudantes em ambientes educacionais, bem como a necessidade de garantir os direitos fundamentais reconhecidos na constituição para uma educação diferenciada e inclusiva.
Na caminhada por um futuro mais justo, igualitário e enriquecedor para as comunidades indígenas, o Fundo Casa Socioambiental busca cumprir sua missão de promover a conservação e sustentabilidade ambiental, além de lutar pela democracia, respeito aos direitos socioambientais e justiça social.
Através do apoio financeiro e do fortalecimento de capacidades, até 15 projetos podem ser apoiados pela Chamada de Projetos, que convida organizações indígenas comunitárias que atuem com projetos que combatam o racismo e promovam a equidade no sistema educacional, valorizando as tradições culturais e ancestrais dos povos indígenas.
Podem ser contempladas associações indígenas comunitárias, sem fins lucrativos, devidamente constituídas, ativas, formadas por indígenas de um ou mais povos, representativas de comunidades situadas no território brasileiro. Também é importante se atentar para os critérios de prioridade.
A data limite para envio dos projetos é dia 27 de julho e a divulgação do resultado ocorrerá no dia 31 de agosto.
>> Entenda quais iniciativas são elegíveis, quais os critérios de elegibilidade, os detalhes sobre prazos, valores, documentação e dúvidas frequentes.
Fortalecimento de Capacidades: Como elaborar um projeto?
Para auxiliar os interessados nesse caminho, foi criada uma série especial denominada Fortalecimento de Capacidades. O primeiro episódio, intitulado Como Elaborar um Projeto, explora os elementos fundamentais para a composição de um projeto e orienta sobre suas etapas de desenvolvimento, desde o planejamento até a prestação de contas. Ademais, uma seção de dúvidas frequentes foi preparada para oferecer suporte durante o processo.
Edgar trouxe suas percepções sobre o tema durante o 12º Congresso GIFE, realizado em abril em São Paulo, e teve como tema Desafiando Estruturas de Desigualdades.
Publicado em
09/05/2023
Uma vez que somos a natureza, cabe a nós cuidarmos de tudo o que a compõe
Publicado em
15/06/2023
Série #Decoloniza traz reflexões sobre diferentes maneiras de de(s)colonizar o mundo
Publicado em
10/05/2023