Publicado em
18/03/2024
Em razão do Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, em 16 de março, a Revista Casa Comum reflete sobre iniciativas que debatem emergências relacionadas ao clima.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante o incêndio de 2021 no Pantanal, o céu ficou tomado por fumaça por semanas. Poconé/Mato Grosso. Foto: Leandro Cagiano
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta, neste final de semana, de “grande perigo” para municípios de São Paulo e outros da região Sul e Sudeste devido a uma forte onda de calor que atingiu o país. Segundo a organização, há riscos à saúde humana por conta das altas temperaturas. O Rio de Janeiro quebrou recordes, com sensação térmica de mais de 60º C.
O contexto chama a atenção para os vários efeitos e consequências das mudanças climáticas no Brasil e no mundo, tema do “Curso online introdutório sobre mudança climática”, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
Gratuita e com 12 horas de carga horária, a formação de ritmo livre – ou seja, assíncrono – conta com certificação e é oferecida nos idiomas português, inglês, espanhol, francês, árabe e chinês, com o objetivo de fornecer tudo o que os(as) participantes precisam saber sobre aspectos básicos da mudança climática, desde a ciência até a governança que o fenômeno envolve.
Cada um dos seis módulos básicos (introdução: 1. ciência da mudança climática; 2. marco internacional legal e de políticas para enfrentamento da mudança climática; 3. adaptação à mudança climática; 4. mitigação da mudança climática; 5. financiamento climático e 6. planejamento para a mudança climática) é composto por quatro a cinco objetivos de aprendizagem, que ajudarão os(as) cursistas a compreender as respostas para questões como:
Entre os ensinamentos dos módulos estão: vetores antrópicos da mudança climática, fontes de dados científicos, o Protocolo de Quioto, opções de adaptação, iniciativas internacionais de apoio à adaptação, baixo carbono, potencial de alta mitigação, entre outros.
Além dos módulos básicos, mais dois módulos especializados estão disponíveis, sendo esses apenas em inglês, sobre mudanças climáticas e cidades e mudanças climáticas e a saúde humana.
As inscrições devem ser realizadas neste link e o programa detalhado do curso está disponível para download aqui.
Riscos e ameaças
Outro material que coloca o clima em pauta é o e-book Riscos ao Sul: Diversidade de riscos de desastres no Brasil, uma iniciativa coordenada pela Rede de Estudos Sociais em Prevenção de Desastres da América Latina e Caribe (La Red), integrante do projeto editorial que começou na Argentina em 2015, e organizada por Fabiana Barbi Seleguim, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com Allan Yu Iwama, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFP), e Viviana Aguilar-Muñoz, pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI).
Composto por 25 capítulos produzidos com a participação de mais de 80 coautores e autoras, o livro pauta temáticas como: conexões entre sociedade e natureza, escassez hídrica, rompimento de barragens de mineração, mobilidade urbana, educação popular, educação para redução de risco e desastres socioambientais, justiça climática, entre outras.
Todos esses temas são organizados em cinco grandes blocos:
O livro está disponível gratuitamente e de forma online neste link.
Frei Rodrigo Peret analisa cenário depois de 30 anos desde a realização da Eco-92 no Rio de Janeiro
Publicado em
24/08/2022
Papa Francisco faz apelo e ultrapassa barreiras do catolicismo ao destinar exortação apostólica a ‘todas as pessoas de boa vontade sobre a crise climática’, aponta estudioso
Publicado em
19/10/2023
Estudiosos, ativistas e defensores ambientais afirmam sobre a centralidade de um pensamento ecológico para desacelerar o contexto de emergências em razão das mudanças climáticas e o colapso ambiental.
Publicado em
23/11/2023