Publicado em
13/08/2024
Dividida em sete módulos, a iniciativa se pautou nos conteúdos da 8ª edição da Revista Casa Comum e da Trilha de Saberes com o objetivo de aprofundar o tema da democracia no país.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
E chegou ao fim o curso Mutirão pela Democracia!
Para marcar o encerramento da iniciativa da Revista Casa Comum e do Projeto Encantar a Política, membros das duas organizações, bem como da coordenação do curso estiveram reunidos em São Paulo, na sede do Sefras – Ação Social Franciscana, para avaliação do projeto e debate sobre novas ações para o futuro.
A Revista Casa Comum assumiu o desafio de construir, de forma colaborativa, uma formação virtual destinada para pessoas interessadas em se aprofundar no tema da democracia no país, uma agenda fundamental, sobretudo em ano eleitoral como 2024, assim como serem multiplicadoras do conteúdo da Revista Casa Comum.
Ao todo, foram disponibilizadas 1.000 vagas para que essas pessoas disseminassem, cada uma, o conteúdo para outras 12 pessoas, que, por sua vez, deveriam multiplicar em seus territórios.
Formado por sete módulos temáticos, o curso foi pensado e elaborado a partir da 8ª edição da Revista Casa Comum e da Trilha de Saberes. Por ser uma edição especial, a Paulus Social viabilizou a impressão de 70 mil exemplares, que chegaram a todas as regiões do país.
A experiência já rendeu frutos: atualmente, a Revista Casa Comum está em fase de edição de sua 10ª edição, que trará o tema da ecologia integral. O novo volume será pauta de uma nova formação: o Curso Mutirão para a Campanha da Fraternidade 2025.
Confira alguns depoimentos sobre a iniciativa colaborativa.
“Para nós da Revista Casa Comum, foi uma experiência inédita e oportuna junto com um parceiro que já estava ao nosso lado. Por meio desse curso, estamos chegando em territórios e articulações fundamentais para a promoção e mobilização da justiça socioambiental no país. Ao fortalecer iniciativas para pontos focais e grupos de mobilização em torno da fé e da política, a revista também incentiva um campo importante para a atual conjuntura brasileira. Por isso, o nosso balanço e avaliação é que a revista assume seu grande objetivo de ser uma plataforma que oportuniza encontros de movimentos e organizações para a construção de um conteúdo e de iniciativas formativas para a defesa da Casa Comum.”
Fábio Paes, coordenador da Revista Casa Comum e Incidência Política do Sefras.
“A realização do Mutirão pela Democracia com mil multiplicadores/as inscritos significou uma inovação no campo da educação popular, fruto da aliança entre o Projeto Encantar a Política e a Revista Casa Comum, pois conjugamos a tradição popular de apostar na mobilização social, utilizando as tecnologias de conversação e softwares livres de educação à distância para proporcionar que lutadores/as de todo o Brasil se encontrassem para partilhar sonhos, experiências e esperanças. Retomamos a capacidade de planejar, projetando ações de multiplicação a partir das possibilidades e identidades dos territórios, mas acalentando um projeto popular que aprofunde a democracia, apoiando candidaturas coletivas e participativas, enfrentando fundamentalismos e autoritarismos, infelizmente muito presentes na realidade brasileira. Voltamos a apostar na capacidade de mudança do povo brasileiro, a partir de uma fé “pé no chão” e um horizonte de utopia, onde “vida plena”, seja realmente a nossa meta. Não esquecemos de incluir também o cuidado com a Natureza.”
Daniel Seidel, coordenador do Projeto Encantar a Política.
“A 8ª edição da Revista Casa Comum trouxe um desafio muito interessante que é o reencantar, é pensar na política como um tema importante e necessário para nossa partilha, discussão e reflexão. E o Mutirão pela Democracia se configurou como uma ação concreta disso, tanto no sentido de convidar pessoas importantes para o diálogo dos temas ligados ao que a revista já vinha falando, como pela proposta e plano de multiplicação, que era de cada pessoa reverberar essa mensagem para outras 12 pessoas. Então é uma forma, baseada na comunicação e educação popular, de fazer chegar esse incômodo e inquietude no sentido da construção de novos tempos e perspectivas para o tema da política, visando, sobretudo, as eleições municipais que ocorrerão em outubro deste ano.”
Alex Bastos, coordenador do Mutirão pela Democracia.
A iniciativa da Revista Casa Comum e do Projeto Encantar a Política está com inscrições abertas para a segunda turma até o dia 31 de maio.
Publicado em
06/06/2024
Em ano eleitoral, é preciso, mais do que nunca, um reencantamento com a política, a fim de construir coletivamente um país democrático, justo e inclusivo, que seja de fato para todos e todas.
Publicado em
26/03/2024
Especialista do Inesc e da Plataforma dos Movimentos Sociais por outro Sistema Político defende a importância de a sociedade pensar, conjuntamente, em novas formas de democracia para que o Brasil avance enquanto país.
Publicado em
19/04/2024