NOTÍCIAS >

Curso

Publicado em

16/05/2024

Curso Mutirão pela Democracia: uma articulação em prol do Bem Viver e do estado democrático de direito, visando as eleições 2024 

A iniciativa da Revista Casa Comum e do Projeto Encantar a Política está com inscrições abertas para a segunda turma até o dia 31 de maio.

Getting your Trinity Audio player ready...

Enquanto o perfil dominante no eleitorado brasileiro é composto por mulheres, solteiras, entre 25 e 44 anos, não branca e com Ensino Médio e Fundamental, nas últimas eleições municipais, o perfil de prefeitos e vereadores eleitos foi majoritariamente de homens, brancos, casados, entre 45 e 59 anos, com Ensino Médio e Superior. 

Com o mês de outubro se aproximando e, com ele, uma nova edição de eleições municipais, o eleitorado brasileiro – cerca de 152 milhões de pessoas espalhadas por 5.568 cidades por todo o país – tem a chance de usar seu voto para mudar esse cenário e, com isso, torná-lo mais representativo da realidade do país. 

Essa disparidade no perfil dos prefeitos e prefeitas e governadores e governadoras eleitos e eleitas é pauta, inclusive, do Raio-x da 8ª edição da Revista Casa Comum. A edição trouxe um tema tão fundamental – a importância de Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas – que a Revista Casa Comum, juntamente com o Projeto Encantar a Política, parceiro da revista, com o apoio de diversas instituições eclesiais como as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), o Movimento Nacional de Fé e Política, o Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP), o Conselho do Laicato do Brasil (CNLB) e SINFRAJUPE, decidiram transformar esse volume em um curso: o Mutirão pela Democracia – Eleições 2024.

Conheça o curso 

O Mutirão pela Democracia – Eleições 2024 é destinado para pessoas interessadas em se aprofundar no tema da democracia no país, uma agenda fundamental, sobretudo em ano eleitoral como 2024, assim como serem multiplicadoras do conteúdo da Revista Casa Comum, como uma forma de disseminar ainda mais as reportagens, matérias, dados e informações sobre a centralidade da defesa da democracia. 

Formado por sete módulos temáticos, o curso é inteiramente gratuito e online, o que permite a participação de pessoas de todas as partes e regiões do Brasil, cenário que tem sido comprovado nos encontros das cinco primeiras turmas, que iniciaram a formação em abril. 

Novas turmas 

Ao todo, são oferecidas 10 turmas e um total de 1000 vagas para cursistas. As cinco primeiras turmas concluem a formação em maio, enquanto as inscrições para pessoas interessadas em compor as cinco últimas turmas vão até dia 31 de maio e podem ser realizadas neste link

Ao se inscrever no curso, cada participante deverá dedicar uma média de cinco horas semanais para a realização dos estudos e atividades propostas nos encontros. 

Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas com Felipe via WhatsApp, no número: (61) 9 8155-7198. 

Outros conteúdos:

A democracia vivenciada no dia a dia da população brasileira

Em ano eleitoral, é preciso, mais do que nunca, um reencantamento com a política, a fim de construir coletivamente um país democrático, justo e inclusivo, que seja de fato para todos e todas.

Publicado em

26/03/2024

Trilha de Saberes: Roteiro Formativo da 8ª edição está disponível para download

Nova edição do material apresenta exemplos de como estimular o interesse e a participação política. 

Publicado em

10/04/2024

Especial Eleições 2024

Série especial sobre temas relacionados ao processo eleitoral e às eleições 2024.

Publicado em

19/03/2024

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!