Publicado em
10/04/2024
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Estruturada em torno do tema central da 8ª edição da Revista Casa Comum – “Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas” -, o Roteiro Formativo – Trilha de Saberes, uma iniciativa da Revista Casa Comum com parceria institucional com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), destaca a importância de compreender como ações e interações diárias podem contribuir para a construção de um cenário político mais amplo.
Desenvolvido para oferecer uma abordagem prática para explorar os conteúdos da Revista Casa Comum, o material é especialmente destinado a educadores(as), coletivos, movimentos sociais e ambientes educacionais.
Nesta edição, o objetivo é proporcionar uma oportunidade de aprofundar a discussão sobre a participação política no cotidiano, tema que ressoa particularmente em anos eleitorais como 2024.
Como funcionam as etapas?
Para realização do Roteiro Formativo, são propostas etapas em três encontros:
1) Conhecer o tema;
2) Refletir;
3) Agir.
Antes disso, entretanto, os leitores e leitoras da Trilha têm acesso a uma introdução ao tema em questão. Nesse caso, leem sobre como a política de cada dia não começa – e, muito menos, termina – com as eleições, mas se dá no momento de busca por uma vaga na escola; na continuação do tratamento de saúde; na conquista de uma vaga de emprego que trará tranquilidade para o ano; na determinação dos preços dos produtos no mercado e na feira; na conquista da casa própria; na existência de saneamento básico para que o esgoto não corra mais ao lado de casa; no acesso a um transporte público mais confortável, seguro e rápido, entre muitos outros aspectos.
É nessa proposta de introdução que são apresentados conceitos, definições e dicas de leitura, que preparam os participantes para o primeiro encontro, o Conhecer.
Neste primeiro momento, o foco é entender o tema central da trilha: “A participação na política nossa de cada dia”. Os participantes são incentivados a refletir sobre como suas interações diárias podem contribuir para a construção de um cenário político mais amplo, promovendo uma compreensão mais profunda dessas práticas, como abordado na matéria #EmDestaque da 8ª edição da Revista Casa Comum: “A democracia vivenciada no dia a dia da população brasileira”.
Na segunda etapa da trilha, a ideia é discutir a temática a partir de metodologias participativas. Os participantes são convidados a realizar atividades interativas, como a partir do jogo “Bora lá! Juventudes contra as desigualdades“, que busca promover reflexões sobre as questões enfrentadas pelas juventudes brasileiras e disseminar conhecimentos sobre as desigualdades sociais que as atingem.
A terceira e última etapa da trilha é o momento de refletir sobre os desafios enfrentados para alcançar uma mobilização e participação ativa, pensando nas próprias comunidades e cidades dos participantes. Para isso, podem ser usadas como ferramentas algumas matérias da edição da Revista Casa Comum, como ‘Na prática’, ‘Estação Criança’ e ‘Mobilize-se’.
Nesta edição do material, o foco é refletir sobre práticas possíveis para a participação política no dia a dia, em um contexto em que o tema, muitas vezes, é visto como inacessível ou exclusivo para especialistas. Por isso, os participantes são convidados a realizar um diagnóstico das oportunidades de atuação política em suas comunidades, identificar os principais desafios enfrentados e reconhecer os movimentos populares que atuam nessas áreas.
Fique por dentro
O Roteiro Formativo – Trilha de Saberes integra a 8ª edição da Revista Casa Comum e está disponível, de forma online, no site da revista. Acesse aqui.
O Casa Comum No Ar 08 apresenta os destaques da 8ª edição da Revista, uma iniciativa da Revista Casa Comum em parceria com o Projeto Encantar a Política.
Publicado em
11/04/2024
A Pedagogia do pertencimento e a encíclica Laudate Deum apontam a urgência de uma postura de maior cuidado com o planeta e com a natureza.
Publicado em
01/12/2023
Em ano eleitoral, é preciso, mais do que nunca, um reencantamento com a política, a fim de construir coletivamente um país democrático, justo e inclusivo, que seja de fato para todos e todas.
Publicado em
26/03/2024