NOTÍCIAS >

Em Pauta

Publicado em

01/12/2023

Trilha de Saberes: já está disponível o roteiro formativo da 7ª edição 

A Pedagogia do pertencimento e a encíclica Laudate Deum apontam a urgência de uma postura de maior cuidado com o planeta e com a natureza.

Cada nova edição a Revista Casa Comum acompanha também um Roteiro Formativo – Trilha de Saberes. O material, que conta com apoio institucional da ABPEducom, visa oferecer aos educadores e educadoras, coletivos, movimentos e ambientes educacionais, uma sugestão prática de como aproveitar plenamente os recursos da Revista durante encontros, discussões em grupo e sessões de formação.

Enquanto a 7ª edição da Revista Casa Comum tem como tema “Planeta em colapso: a urgência do agir ecológico”, a Trilha de Saberes baseia-se em temas discutidos pelos entrevistados e especialistas ouvidos nesta edição, como Daniel Munduruku, paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku, professor e autor de mais de 60 livros, que aborda a importância da pedagogia do pertencimento. 

O roteiro também apresenta algumas passagens da exortação apostólica Laudate Deum, lançada em outubro pelo Papa Francisco como uma continuação da encíclica Laudato si’, e especialmente destinada a abordar a questão climática e a urgência de uma ação ecológica integral, conectada a todas as áreas das sociedades humanas, como a educação, a cultura, as engenharias, a economia, entre outras.  

Trabalhar pela equidade, buscando justiça social e a garantia de direitos humanos, também é buscar soluções para os desafios ambientais. […] Cuidar da Terra é cuidar da nossa Casa Comum e, cuidar da casa, é cuidar de nós mesmos”, traz trecho do Roteiro Formativo.

A Trilha é formada por um ponto de partida, que traz o tema norte da edição juntamente com uma base conceitual, além de três ‘paradas’ em um caminho educativo que visa: 1) conhecer o tema; 2) refletir; e 3) agir. 

Um exemplo de atividade introdutória nesta edição, a partir da ideia da pedagogia do pertencimento e do olhar de que tudo está interligado, é pedir a cada participante desenhe como percebia o meio ambiente quando era criança e, em seguida, como o vê hoje, com questionamentos como: ‘como percebe o meio ambiente em sua infância e como o percebe agora?’, ‘O que mudou?’, ‘O que entende por mudanças climáticas?’. 

Já na segunda parada, outra ação proposta pelo material é a reflexão sobre a exploração da natureza a partir da análise e reflexão do ensaio fotográfico “A fotografia e a relação humana com a natureza”, na editoria Retrato Brasil, que, a cada edição, traz uma seleção de imagens que dialogam com o tema central da revista. 

Finalmente, na etapa ‘agir’, que simboliza o encerramento da Trilha, a ideia é propor uma reflexão sobre as sugestões de cuidados com o clima, a água, o ar, os alimentos etc trazidas pelos grupos, estabelecendo uma conexão com os textos das editorias Na Prática – com a reportagem O resgate de economias populares e ancestrais para a geração de vida – e Mobilize-se – com o texto De petições online ao voluntariado; da Mata Atlântica à Amazônia. Conheça causas para se engajar.

O Roteiro Formativo – Trilha de Saberes integra a 7ª edição impressa da Revista Casa Comum e está disponível, de forma online, no site da RCC.

Outros conteúdos:

Rumo à COP28: doações fomentam a ocupação de espaços de incidência política 

Enquanto você lê esta matéria, dezenas de brasileiros e brasileiras – ativistas, pesquisadores, governantes, investidores […]

Publicado em

28/11/2023

“Ser brasileiro deveria ser uma atitude de cuidado com a Terra Mãe”, afirma Daniel Munduruku 

Em entrevista à Revista Casa Comum, o professor e autor de mais de 60 livros comenta sobre como a ancestralidade pode oferecer respostas para o futuro do planeta

Publicado em

26/10/2023

A fotografia e a relação humana com a natureza

Ensaio de Leandro Cagiano

Publicado em

01/12/2023

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!