Publicado em
29/08/2023
Por Thomas Bauer*
Participação do grupo da mãe Carmosina, Terreiro do Jarê “Casa de São Jorge”, durante a festa do Boi Estrela de Igatu. Andaraí (BA), 2018.
Este ensaio fotográfico tem como proposta mostrar a importância de práticas sagradas e profanas que fortalecem e incentivam os povos a resistirem contra as intempéries e a crerem na construção de um mundo melhor.
As imagens são de gente esquecida – indígenas, quilombolas, geraizeiros, posseiros, pescadores artesanais – e, tantas outras sem voz e espalhadas pelos rincões do Brasil. Espero que, a partir de diferentes realidades, seja possível convidar o público a buscar mais informações sobre elas, a fim de reconstruir nossa história.
Para mim, a oportunidade de mostrar o outro lado do visível, do predominante, com criatividade e de fazer ecoar relatos do cotidiano, é imprescindível.
*Thomas Bauer é nascido em Vorarlberg, na Áustria. Formou-se como construtor de barcos e, em seguida, passou a atuar na área social. Participou da Academia Social Católica – ética social, economia e política – em Viena, prestou serviço civil na Paróquia de Frastanz e, logo depois, mudou-se para o Brasil, em 1996. Vive na Bahia e, desde que chegou, coopera com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e atua como fotodocumentarista, filmmaker e contador de histórias contribuindo com pastorais sociais, movimentos, redes, articulações, organizações não governamentais e a mídia independente. Site: bit.ly/ECC_06_63
Retrato Brasil da 1ª edição da Revista Casa Comum – Por Andressa Cruz Zumpano
Publicado em
17/05/2022
Retrato Brasil da 5ª edição da Revista Casa Comum – Por Matheus Alves
Publicado em
15/06/2023
Retrato Brasil da 4ª edição da Revista Casa Comum – Por Isis Medeiros
Publicado em
07/03/2023