NOTÍCIAS >

Agenda

Publicado em

04/09/2023

Filantropia que Transforma: iniciativa da Rede Comuá promove um mês de atividades sobre filantropia comunitária e de justiça socioambiental

Com eventos presenciais e online, a mobilização visa reconhecer a filantropia comunitária e de justiça social como uma força capaz de contribuir para o fortalecimento da ação cidadã na luta por direitos. 

Siga os canais da Rede Comuá e acompanhe as atividades que integrarão o mês. 

O Mês da Filantropia que Transforma, uma iniciativa da Rede Comuá, é um movimento dedicado a promover discussões, aumentar a visibilidade e incentivar as ações relacionadas à filantropia comunitária e à justiça socioambiental, com o propósito de evidenciar como essas práticas contribuem para a mudança social, a garantia de direitos e o fortalecimento da sociedade civil e da democracia

Criada a partir do seminário de 10 anos da Rede, realizado em setembro de 2022, a iniciativa visa dar continuidade às discussões e análises que ocorrem no contexto da filantropia, envolvendo e reconhecendo a diversidade de participantes, comunidades e regiões nas atividades, principalmente em relação à reformulação das práticas filantrópicas para fortalecer o papel central da sociedade civil na preservação e promoção da democracia no Brasil.  

Programação

A programação está sendo construída de forma colaborativa pelos membros da Rede Comuá, parceiros, financiadores e apoiadores. As atividades serão desenvolvidas abordando diversos temas, em múltiplos formatos e territórios.

Ao todo, estão previstos cerca de 30 eventos, entre cursos, encontros online e presenciais, lançamento de pesquisas, rodas de conversa, seminários, entre outras propostas, organizados por diferentes atores parceiros da Rede Comuá.  

No dia 5 de setembro, por exemplo, será lançada a pesquisa Filantropia que Transforma: Mapeamento de organizações independentes doadoras para sociedade civil nas áreas de justiça socioambiental e desenvolvimento comunitário no Brasil

Realizado pela Rede Comuá em parceria com a ponteAponte, o mapeamento sistematizou fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias independentes que trabalham com doações para organizações da sociedade civil nas áreas de justiça social e desenvolvimento comunitário

Ao todo, foram identificadas 31 organizações, com atuação em diversas regiões do país. São iniciativas que atuam em campos temáticos como igualdade racial, populações indígenas e tradicionais, meio ambiente, gênero e sexualidade, ou seja, pautas que têm como foco populações que tiveram seus direitos negados historicamente. 

Já no dia 14 de setembro, é a vez do encontro Construindo saberes locais: filantropia comunitária como caminho para justiça social.

Trata-se de uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Saberes, lançado em 2022 pela Rede Comuá com o objetivo de  reconhecer e destacar os conhecimentos desenvolvidos pelos territórios e pelas minorias políticas

O programa seleciona pesquisadores, líderes comunitários e/ou profissionais que atuam no campo da sociedade civil e filantropia e que se dedicam à investigação e produção de conhecimento com base em suas experiências nas áreas de justiça socioambiental e desenvolvimento comunitário. 

Durante o painel, que será realizado em formato online, os bolsistas da primeira edição do programa irão compartilhar suas histórias, visões e experiências, abordando o significado de produzir conhecimento que valorize os saberes e experiências relacionados à filantropia.

Para participar, se inscreva até 11 de setembro.

Fique por dentro e participe 

Além dessas atividades, muitas outras serão promovidas ao longo do mês. Confira a programação completa no site do Mês da Filantropia que Transforma

Outros conteúdos:

A COP-27 e as perspectivas para a defesa e proteção dos direitos socioambientais

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas aconteceu em novembro no Egito

Publicado em

29/11/2022

Pontes de fé: experiências ecumênicas promovem a coexistência harmoniosa das religiões em defesa da casa comum

Iniciativas fortalecem a defesa de direitos humanos e socioambientais por meio do diálogo inter-religioso, da promoção da tolerância e da cooperação entre diferentes comunidades de fé.

Publicado em

29/08/2023

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!