Publicado em
23/01/2023
O II Relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, publicação organizada pelo Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (CEAP) e pelo Observatório de Liberdades Religiosas (OLIR), com apoio da Representação da UNESCO no Brasil, traz dados alarmantes sobre o crescimento do discurso de ódio.
Para a construção deste rico apanhado, a equipe do OLIR buscou acionar instituições e bases de dados oficiais sobre a temática. Foram coletados subsídios e estatísticas do Disque 100 do então Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), do ISP (Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro) e da Secretaria Estadual de Direitos Humanos da cidade do Rio de Janeiro.
Somados a isso, foram reunidos os casos levantados pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), denúncias veiculadas na imprensa a nacional e dados apresentados pela comunidade indígena, pela muçulmana e pela comunidade judaica. O relatório também inova ao trazer extratos de casos de intolerância religiosa veiculados nas mídias e imprensas nacionais nos últimos anos.
O relatório foi dividido da seguinte forma:
Fonte: UNESCO
Evento reuniu 34 lideranças francisclarianas que atuam em diferentes realidades de violação
Publicado em
06/12/2022
Cartilha lista caminhos para superação do atual modelo e faz um convite à transformação
Publicado em
04/05/2022
Material produzido pelo Sefras lista iniciativas que fizeram a diferença e demonstra a importância da mobilização popular
Publicado em
04/05/2022