NOTÍCIAS >

Conhecimento

Publicado em

24/05/2024

Laudato Si’: Carta do Papa Francisco que convoca ao cuidado com a Casa Comum completa nove anos 

Revista Casa Comum celebra aniversário da Carta Encíclica que pauta debate sobre a problemática climática e que inspira a produção de conteúdo da revista.

Getting your Trinity Audio player ready...

“Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o santo padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos”. 

Não é por acaso que Jorge Mario Bergoglio, ao assumir o mais alto posto da Igreja Católica, escolheu o nome ‘Francisco’. Ao seguir os ensinamentos de São Francisco de Assis, Papa Francisco tomou para si a defesa da Mãe Terra e toda a problemática ecológica. 

A passagem acima, inclusive, integra a Carta Encíclica Laudato Si’, que, neste 24 de maio, completa nove anos de sua publicação, em maio de 2015.  

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Movimento Laudato Si' – Brasil (@movimentolaudatosi)

Mais do que endereçada a fiéis da Igreja Católica, Papa Francisco afirma, em diversas passagens da Carta, que o texto destina-se a “todas as pessoas de boa vontade” e “a cada pessoa que habita neste planeta”, reforçando a importância de que cada indivíduo desenvolva ações – sejam individuais ou coletivas – em prol da proteção da Terra. 

Temáticas

Com o chamado “Sobre o cuidado da Casa Comum”, o documento é dividido em seis capítulos: O que está a acontecer à nossa casa; O evangelho da criação; A raiz humana da crise ecológica; Uma ecologia integral; Algumas linhas de orientação e acção; e Educação e espiritualidade ecológicas. 

As temáticas trabalhadas ajudam a estabelecer um percurso de compreensão sobre os desafios climáticos, com um capítulo inteiramente dedicado à análise da raíz humana da crise ecológica. Papa Francisco analisa, por exemplo, que as ações humanas estão, atualmente, tão rápidas que não condizem com a lentidão natural da evolução biológica. 

Ao mesmo tempo que afirma notar, em uma parte da sociedade, “uma crescente sensibilidade relativamente ao meio ambiente e ao cuidado da natureza, e uma sincera e sentida preocupação pelo que está a acontecer ao nosso planeta”, problematiza a quantidade de poder que parte da humanidade detém atualmente, sem garantias de que tamanho poder será usado para o bem, “sobretudo se se considera a maneira como o está a fazer. Basta lembrar as bombas atómicas lançadas em pleno século XX, bem como a grande exibição de tecnologia ostentada pelo nazismo, o comunismo e outros regimes totalitários […].”

O pontífice também destina outro capítulo à chamada ecologia integral, que inclui dimensões humanas e sociais. Ao compreender que tudo está conectado, Papa Francisco nega que existem crises separadas, uma crise social e outra crise ambiental, mas uma crise sócio-ambiental. Segundo o Santo Padre, “As directrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza.” 

A ideia de bem comum também tem destaque na Encíclica. Ao passo que toda a sociedade tem obrigação de defender e promover o bem comum, a sociedade mundial de hoje depara-se com cada vez mais desigualdades e pessoas privadas de direitos humanos fundamentais. 

Seminário sobre mudanças climáticas 

Entre 15 e 17 de maio, as Pontifícias Academias das Ciências e das Ciências Sociais do Vaticano promoveram um seminário, na sede da Igreja Católica, em Roma, na Itália, sobre o tema “Da crise climática à resiliência climática”. 

A 9ª edição da Revista Casa Comum – que será lançada em junho – pauta “O direito ao Bem Viver nas cidades”, e analisa a complexidade de debater a garantia de direitos diante de tamanha diversidade entre os mais de 5 mil municípios que compõem o Brasil. Os entrevistados da edição reforçaram, entretanto, que a pauta socioambiental é um aspecto fundamental para pensar a garantia de direitos e o Bem Viver das pessoas, o que perpassa por moradias de qualidade, acesso a áreas verdes e de lazer, acesso a alimentação saudável e nutritiva a preços justos, cuidado com a saúde física e mental, entre muitos outros aspectos. 

Durante o seminário no Vaticano, Papa Francisco pautou diferentes temáticas que se materializam no contexto das cidades, como o fato de que são as pessoas mais pobres que sofrem com as mudanças climáticas – mesmo que sejam os que menos contribuíram para o contexto climático atual -; o fato de que crianças, em razão de sua idade, estão ainda mais suscetíveis aos efeitos das mudanças climáticas; a poluição do ar que prejudica incontáveis vidas ao redor do mundo; a importância de preservar riquezas como bacias hidrográficas, entre outros temas. 

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, foi um dos participantes do Seminário, juntamente a líderes de outras cidades globais, reconhecendo o papel de grandes municípios em assumir a liderança pelo exemplo, pautar, debater e reforçar a urgência de ações de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. 

Saiba mais sobre o evento no site do Vaticano, aqui

Inspiração para a Revista Casa Comum 

Criada em 2022, a Revista Casa Comum, uma iniciativa de comunicação do Sefras – Ação Social Franciscana, com coordenação editorial do Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público, inspira-se nos ensinamentos e passagens trazidos pela Laudato Si’, documento que tornou-se referência para o debate sobre ecologia e mudanças climáticas. 

A Revista tem como base o valor franciscano do diálogo para a construção de conteúdos sobre a agenda socioambiental brasileira, articulando e convergindo ações agendas de incidência política de organizações, coalizões, movimentos, coletivos e redes. 

Além do próprio nome Casa Comum, a revista carrega consigo a máxima “Cuidar de si, do outro e do planeta”, reforçando que é dever de todos zelar pela Terra que habitamos, há muito maltratada e indiscriminadamente explorada pelos seres humanos. 

Outros conteúdos:

Laudate Deum traz à tona urgência climática e convoca à ação política pela transição energética, pelo fim da cultura do descarte e por relações mais justas

O imperativo do Papa Francisco é para que o ser humano se reposicione ao lado das demais criaturas para louvar a Deus na construção de um novo futuro comum.

Publicado em

24/11/2023

Francisco de Assis: símbolo do que precisamos ser

O 4 de outubro marca o dia de São Francisco de Assis. Por que os ensinamentos do frade católico continuam tão atuais?

Publicado em

04/10/2023

Laudate Deum: nova exortação apostólica afirma que natureza não é um mero recurso a serviço dos seres humanos 

Papa Francisco faz apelo e ultrapassa barreiras do catolicismo ao destinar exortação apostólica a ‘todas as pessoas de boa vontade sobre a crise climática’, aponta estudioso

Publicado em

19/10/2023

Inscreva-se


Botão do whatsapp

Entre para nossa comunidade!