Publicado em
21/10/2022
Podcast fala sobre a importância do exercício da cidadania além do voto e reforça a necessidade de uma sociedade civil forte para a garantia de direitos de todos
“Como sempre, a pressão popular será fundamental para que não sejam feitas coisas absurdas ou que não deixem de ser feitas coisas muito importantes.” Esse é um dos trechos do episódio 10 do Eleições sem Neurose, uma produção independente da Periferia em Movimento.
A situação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal já está decidida e o cenário é favorável ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro. O PL, partido de Bolsonaro, por exemplo, passou de 76 para 99 deputados, e de 9 para 13 senadores, representando agora o maior partido do Congresso.
Além de reforçar a importância de que toda a população compareça às urnas e faça uma escolha que considere a importância da democracia, o episódio, intitulado ‘O que fazer depois do voto?’ também trouxe convidados para falar sobre a importância do engajamento além do voto.
Benedito Barbosa, advogado da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, comenta que o exercício do voto, livre e espontâneo, é fundamental, mas é insuficiente, sendo necessário também uma sociedade civil e movimentos sociais fortes e organizados para que o exercício do voto possa ser efetivado e representem mudanças concretas na vida dos brasileiros, com melhorias reais na qualidade de vida de todos.
Katiara Oliveira, integrante do coletivo Kilombagem e articuladora da Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, segue o mesmo pensamento ao defender que a luta por uma democracia que vê direitos realizados e assegurados na prática. “Seguiremos na luta para que a periferia pare de sangrar, porque sem o povo preto e sem a periferia viva não tem democracia.”
Fique por dentro
Desde agosto, mês oficial do início da campanha eleitoral de 2022, a Perifa em Movimento tem desenvolvido o Eleições sem Neurose, uma série de podcasts destinados a debater temas de interesse público relacionados às eleições. O primeiro episódio, por exemplo, teve um caráter introdutório, explicando quais cargos estão em disputa esse ano.
Outros programas explicaram as funções de um deputado federal, a importância de articulações entre parlamentares em um movimento de união de forças, a importância de escolhas conscientes, entre outros pontos. Confira:
Entenda o que é e conheça experiências de advocacy na defesa dos direitos humanos
Publicado em
24/08/2022
Espaços oferecem uma possibilidade concreta de ação dos cidadãos no fortalecimento da democracia. Por Dayse Porto
Publicado em
24/08/2022
Espaços coletivos de debate e mobilização têm papel fundamental na garantia de direitos
Publicado em
17/05/2022