Publicado em
14/03/2024
No nono episódio do Podcast Casa Comum, destacamos alguns trechos da entrevista com Monica Seixas e Odja Barros, que integram o Vozes em Ação da 8ª edição da Revista.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Você já imaginou que é possível ter muito em comum com pessoas que estão fisicamente distantes e que têm trajetórias de vida e profissionais totalmente diferentes?
Pois é isso que acontece entre Monica Seixas e Odja Barros.
Monica é jornalista, ambientalista, feminista e militante do movimento negro. Foi eleita em 2018 no primeiro mandato coletivo da história do parlamento paulista. Em 2022 foi reeleita com o Movimento Pretas para mais um mandato coletivo, dessa vez compartilhado com outras seis mulheres negras, lideranças de territórios e de lutas diversas no estado de São Paulo.
Já Odja Barros Santos é pedagoga, psicanalista, escritora e pastora da Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió, Alagoas. Odja lidera há 30 anos uma comunidade de fé que é símbolo de resistência. A Igreja é referência em inclusão, com estudos bíblicos feministas, antirracistas e antiLGBTfóbicos.
Mesmo com trajetórias tão diferentes – uma com uma atuação na política institucional; outra, com uma atuação comunitária – Monica e Odja compartilham um engajamento político em prol da democracia, por entenderem que, sem a participação do povo em sua vasta diversidade, não é possível avançar como uma nação de fato mais equitativa, diante de um cenário de desigualdades de direitos para tantos e tantas.
“Eu vivo repetindo que a democracia como a gente conhece ainda não é uma democracia real. Ainda não é uma democracia para todos e para todas. Os mandatos coletivos, eu fiz dois, é uma crítica ao sistema eleitoral. Eu tô o tempo todo dizendo que a democracia não nos cabe e eu tô o tempo todo experienciando esse lugar da institucionalidade sabendo que a institucionalidade não dá conta de resolver os problemas das vidas das pessoas que eu quero representar, de quem eu quero falar, é o tempo todo esticando a corda da democracia.”
Monica Seixas
“Muito do que eu posso fazer como uma liderança nesses movimentos tem a ver com o suporte que essa comunidade me dá, me autorizando a ir construindo essa caminhada comunitária e pastoral de luta, com essa força de uma comunidade de fé. Não é um trabalho isolado meu, como ativista. […] A minha caminhada é mesmo pastoral comunitária. E a comunidade vai vindo junto comigo. Tudo o que eu vou levando para as lutas é, sobretudo, eu diria bandeiras que a gente trabalha primeiro no âmbito nosso, comunitário. É algo que eu valorizo muito essa comunidade que luta.”
Odja Barros
Fique por dentro
Monica e Odja foram as entrevistadas no Vozes em Ação, um quadro que compõe a reportagem Em Destaque da 8ª edição da Revista Casa Comum.
Em ano eleitoral, é preciso, mais do que nunca, um reencantamento com a política, a fim de construir coletivamente um país democrático, justo e inclusivo, que seja de fato para todos e todas.
Publicado em
26/03/2024
Especialista do Inesc e da Plataforma dos Movimentos Sociais por outro Sistema Político defende a importância de a sociedade pensar, conjuntamente, em novas formas de democracia para que o Brasil avance enquanto país.
Publicado em
19/04/2024