Publicado em
12/09/2023
“Eu sou moradora de uma periferia desde que nasci e nunca me satisfiz em morar em um lugar onde tudo falta. Sempre fui uma menina muito sonhadora. Falei: ‘gente, eu quero mudar o mundo!’”.
É assim que tem início o terceiro e último episódio da série Potencial das Juventudes: direitos, cuidado e ação. A fala é de Gabriela Alves, de 25 anos, cientista social, ativista e sócia-fundadora do Perifa Sustentável, uma organização da Brasilândia, bairro periférico da cidade de São Paulo, que mobiliza juventudes em prol da agenda de desenvolvimento sustentável.
Gabriela define o ativismo como um ‘incômodo em coletivo’, quando pessoas incomodadas com causas somam seus esforços. Quando se trata das juventudes, a inquietude, postura questionadora, pensamento crítico e vontade de mudança, que são algumas características dessa fase da vida, podem ser compreendidas como potência para tornar as coisas reais.
“Para mim, a participação social é o exercício de você entender aquilo que é promessa na Constituição e aquilo que falta. Se é um direito para todos, por que falta ali?”
O terceiro episódio deixa a mensagem de que as juventudes carregam uma força vital, capaz de promover transformações não só para si, mas para o outro e para o planeta.
Gabriela é uma das jovens que faz valer e exerce seus direitos, como o direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil, trazidos pelo Estatuto da Juventude, que completou 10 anos em agosto de 2023.
Assista ao episódio abaixo:
Fique por dentro
Uma iniciativa da Revista Casa Comum, em parceria com o Nós, mulheres da periferia, a série Potencial das Juventudes: direitos, cuidado e ação tem como objetivo mostrar a capacidade e disposição para resolução de problemas enquanto característica chave dos e das jovens.
E a realização da série durante o mês de agosto não é coincidência: o dia 5 deste mês marca o aniversário de 10 anos do Estatuto da Juventude. A Lei 12.852, promulgada em 5 de agosto de 2013, traz resoluções importantes quando o assunto é a garantia de direitos e proteção das juventudes, como o Artigo 4º, que afirma:
“O jovem tem direito à participação social e política e na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de juventude.”
Redação da Sede do Cidadania Viva bolsistas elaborando materiais educomunicativos. Foto: Programa Cidadania Viva O […]
Publicado em
04/08/2023
Primeiro episódio da série especial apresenta jovens à frente de propostas para uma vida mais justa e digna para si, para o outro e para o planeta.
Publicado em
08/08/2023
Segundo episódio da série especial traz Jadi Pedrosa, hebiatra e educadora parental, que explora o potencial questionador das juventudes
Publicado em
28/08/2023