NOTÍCIAS >

Em Pauta

Publicado em

20/03/2024

Revista Casa Comum coloca em pauta o exercício diário da democracia para além do voto nas urnas

Em ano eleitoral, a primeira edição de 2024 da Revista traz debates sobre democracia, política, engajamento e participação para a construção de um país menos desigual.

Getting your Trinity Audio player ready...

Qual é a primeira coisa na qual você pensa ao ouvir a palavra democracia? É inegável que há uma associação direta entre a origem da palavra grega (que vem de dêmos – ‘povo’ + kratía – ‘força, poder’) e a ida às urnas para exercer o direito ao voto. Mas a verdade é que a democracia e, consequentemente, a política, vão muito além das eleições. 

É a política, por exemplo, que determina o preço do feijão e do arroz, da gasolina ou da passagem de ônibus, a quantidade de vagas na creche do bairro, o tamanho da fila do posto de saúde, o destino do lixo ou mesmo as relações de trabalho. 

Na encíclica Fratelli Tutti, de 2020, o Papa Francisco aponta a política como “a construção do destino comum”, do qual todos e todas devem fazer parte. 

Apesar de o art. 5º da Constituição Federal brasileira afirmar que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo- se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, e que, portanto, a política e a democracia devem ser práticas que regem a vida em sociedade, sem distinção e privilégio de alguns, muitos brasileiros e brasileiras vivem, ainda hoje e em pleno sistema democrático, um cenário de profundas desigualdades sociais estruturais. 

Em pleno ano de eleições municipais, a 8ª edição da Revista Casa Comum assume o compromisso de trazer o contexto histórico e, também, pistas práticas de mobilização para o processo eleitoral de forma crítica, comprometida e mobilizadora na família, na vizinhança, na comunidade, na escola, na empresa, na igreja, nas praças e em qualquer espaço do dia a dia.

Com o tema geral Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas, as reportagens, artigos, infográficos e fotos contam histórias impactantes e trazem contribuições como a compreensão da democracia como um processo a ser construído de modo permanente sob a ótica da justiça, igualdade e equidade, além da importância de ocuparmo-nos da política como exercício de uma sociedade fraterna, que cuida e defende todos os seres, inclusive os não humanos.

Fique por dentro e participe  

Para aprofundar o debate e entender como a democracia está diariamente presente na vida de cada pessoa, a Revista Casa Comum promove, no dia 26 de março, às 18h, a primeira edição do Diálogos Casa Comum

A nova iniciativa foi pensada no formato de uma transmissão online, as famosas lives, no perfil do Instagram da Revista, @revistacasacomum, a fim de debater, a partir de um bate-papo, as principais temáticas e agendas trazidas pelas diferentes edições da Revista. 

Neste primeiro evento, contaremos com a participação de Mateus Fernandes (@omateuso), ativista climático e fundador da Corre, consultoria voltada para a evolução e suporte de projetos socioculturais e ambientais nas periferias, e Alessandra Miranda (@ale_mirsouza), secretária executiva da 6ª Semana Social Brasileira, assessora da Comissão Episcopal para Ação Transformadora da CNBB e membro do conselho consultivo da Revista Casa Comum. 

Não deixe de participar e debater democracia, política, engajamento e participação com a Revista Casa Comum! 

Conheça a edição 

Com o lema “Cuidar de si, do outro e do planeta”, a Revista Casa Comum é uma iniciativa de comunicação do Sefras – Ação Social Franciscana, com coordenação editorial do Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público, e em parceria com uma série de atores do campo socioambiental.

Com o tema Reencantar a política: pela mobilização das urnas e das ruas, a 8ª edição da Revista foi construída junto com lideranças, articulações e movimentos sociais que têm compromisso com a história e com a perspectiva da democracia, como um processo a ser construído de modo permanente sob a ótica da justiça, igualdade e equidade.

O nosso agradecimento ao Projeto Encantar a Política, parceiro da Revista, e que, nesta edição, assumiu o compromisso de imaginar e construir o conteúdo aqui organizado de forma colegiada, e também à Editora Paulus, parceira de impressão da Revista. 

A edição na íntegra será disponibilizada na aba ‘edições’ do site no dia 26 de março e na home do site. Acesse aqui

Especial eleições 2024 

O debate e evento de lançamento da 8ª edição da revista acontece em um período estratégico: 2024 marca um ano eleitoral, de eleições municipais, fazendo o diálogo sobre democracia, política e participação ainda mais urgente e relevante no cenário nacional. 

Pensando nisso, a Revista Casa Comum lança o Especial Eleições 2024, um compilado de reportagens, matérias, artigos e materiais audiovisuais próprios da Revista e também realizados a partir de parcerias com atores estratégicos do campo socioambiental, sobre temas relacionados ao processo eleitoral, muitos dos quais integram a presente edição da Revista. 

Todas as iniciativas serão publicadas em uma página própria, dentro da seção Especiais do site da Revista Casa Comum. 

Fique por dentro

Se você perdeu e não pôde participar, temos uma boa notícia: confira a conversa com Mateus Fernandes e Alessandra Miranda abaixo. E não esqueça de deixar seu like e comentário sobre esse novo formato!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Revista Casa Comum (@revistacasacomum)

Outros conteúdos:

[ artigo ] Para sair da barbárie e consolidar a democracia

É fundamental garantir o direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade no Brasil

Publicado em

07/03/2023

Advocacy é fundamental para garantir participação em uma sociedade democrática

Entenda o que é e conheça experiências de advocacy na defesa dos direitos humanos

Publicado em

24/08/2022

Conferências populares promovem participação social em diferentes pautas de interesse público

Eventos nacionais são precedidos por etapas regionais que podem discutir e apresentar propostas em várias áreas

Publicado em

05/04/2023

ASSINE NOSSO BOLETIM

Receba nosso conteúdo por e-mail, de acordo com nossa Política de Privacidade.

    Botão do whatsapp

    Entre para nossa comunidade!