Publicado em
19/12/2024
A produção intensa no ano que passou gerou conteúdos importantes sobre direitos dos povos indígenas, a urgente conversão ecológica, o protagonismo e engajamento das juventudes, o potencial da junção de educação e comunicação e muito mais.
Getting your Trinity Audio player ready...
|
2024 foi um ano de produção intensa para a Revista Casa Comum.
Uma estratégia muito utilizada com o objetivo de conferir mais profundidade e continuação a produções de destaque é a criação de séries: conteúdos especiais que são divididos em vários episódios, posts ou capítulos.
E tivemos muito o que celebrar neste ano que passou. Ao todo, foram cinco séries lançadas e produzidas, iniciativas da Revista Casa Comum e elaboradas de forma colaborativa com importantes parceiros e atores da agenda socioambiental brasileira.
Confira a seguir, por ordem de lançamento, e fique por dentro das produções.
Educomunidade
A Educomunicação é um conceito que orienta práticas sócio-educativo-comunicacionais que têm como objetivo criar e fortalecer possibilidades comunicativas abertas e democráticas em espaços educativos. O princípio conversa diretamente com a forma com que a Revista Casa Comum trabalha, tendo inspirado a criação da série Educomunidade, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). A produção visa ser um espaço para diferentes trocas de experiências por quem protagoniza as práticas educomunicativas.
Territórios Casa Comum
Você sabia que mais de 1,6 milhões de pessoas compõem a população indígena no país? São cerca de 305 etnias e 274 línguas faladas. Apesar de cada povo e etnia enfrentar desafios próprios, que variam de acordo com a região do Brasil, há um denominador comum: os povos indígenas compartilham desafios, como a violação histórica e sistemática de seus direitos, falta de interesse e conhecimento por sua história, equívocos quanto à própria nomenclatura, a falta de demarcação de terras, entre outros fatores. Com o objetivo de conceder um espaço para que representantes de diferentes etnias contem suas experiências, práticas, costumes, tragam suas perspectivas e pontos de vista, surgiu a série Territórios Casa Comum.
Vozes Climáticas
Atualmente, no Brasil, quase 50 milhões de pessoas têm entre 15 e 29 anos, segundo o Atlas das Juventudes. Esse período vem, em muitos casos, acompanhado de uma enorme vontade de fazer a diferença, que pode ser canalizada em diferentes agendas, como é o caso da pauta climática e defesa da justiça socioambiental, temáticas debatidas pela websérie Vozes Climáticas, uma iniciativa do Instituto Perifa Sustentável e da Revista Casa Comum com o objetivo de pautar a crise climática em uma linguagem acessível, de jovens para jovens, reforçando a importância do engajamento e participação das juventudes. Os quatro vídeos foram divulgados nas redes sociais.
Crise socioambiental: um desafio de todos(as)
Daniel Audibert, Ana Maria Sousa Farias, Aldair Paulino, Alida Gómez e Maria Clara Salvador foram as cinco pessoas entrevistadas no Em Destaque da 10ª edição da Revista Casa Comum. A partir das cinco histórias de luta e perdas, podemos testemunhar, entre enchentes, secas e exploração, que o clima e a Natureza precisam do engajamento de toda a população para reverter esse cenário de emergência. As histórias foram transformadas na série multimídia Crise socioambiental: um desafio de todos(as), e cada episódio prova, em um formato diferente – como texto, vídeo e podcast -, que é urgente uma mudança radical nas formas de ser, estar, produzir e consumir no mundo.
Minutos com Krenak
“Precisamos ter a coragem de ouvir a Terra”. Essa é uma das principais mensagens que Ailton Krenak, ativista do movimento socioambiental, defensor dos direitos dos povos indígenas, ambientalista, filósofo, poeta, escritor, e, mais recentemente, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), deixou em entrevista exclusiva à Revista Casa Comum. O bate-papo foi transformado no Papo Reto da 10ª edição da revista, que, para aproveitar a entrevista ao máximo, transformou outros trechos e falas do líder indígena na série Minutos com Krenak. O conteúdo especial foi composto por seis episódios, todos disponíveis no instagram da revista, que contou com apoio do portal Jornalistas Livres e do perfil Povos Tradicionais na divulgação de quatro episódios.
O caminho que se apresenta é a conversão ecológica, ou seja, uma mudança radical na qual, ao invés de explorar o planeta, a Natureza e a vida até a exaustão, é necessário aprender a cuidar da Terra e uns dos outros, em uma lógica de inter-relação, cultivo e cuidado.
Publicado em
17/09/2024
Conheça iniciativas de jovens desenvolvidas pelo Brasil para o bem comum de suas comunidades.
Publicado em
24/06/2024
Página especial reúne parte do conteúdo da Revista Casa Comum que coloca em pauta a justiça socioambiental, os efeitos e as consequências da crise climática e estratégias para debater a pauta do clima.
Publicado em
18/12/2024